terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EM UMA NOITE INSPIRADA, O PROFESSOR JOHNNY RETAMERO DÁ MAIS UMA MOSTRA DE SUA COMPETÊNCIA E VERSATILIDADE


DIA 24 DE NOVEMBRO 2011 NO IHGVSA - PARTE 1

O “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar” foi iniciado no ano de 2009 a partir de uma visita realizada entre o Professor Johnny Retamero de Lemos e seus alunos do 9°, 2° e 3° anos do ensino fundamental e médio, das Escolas Municipal Weigélia Galvão e Colégio Comercial Prefeito José Joaquim da Silva ao Parque Zoo-Botânico Mello Verçosa.  

FOTO: A VOZ DA VITÓRIA( ORLANDO LEITE) - ALUNOS DO PROFESSOR JOHNNY ( ENTRADA DO ZOO)
Como forma de incentivar, motivar e chamar a atenção dos alunos dispersos e dos ausentes em sala, também foi uma forma de usar uma outra ferramenta pedagógica extra classe, paralelo a isso, serviu como ferramenta avaliativa no decorrer do ano letivo.

Como a dispersão e a ausência de alguns alunos em sala o incomodava, o Professor Johnny resolveu ousar e apostar num “Projeto Piloto” onde os alunos fossem estimulados a pensar por si e desta forma, aumentar seu leque de conhecimentos e, que a pesquisa fosse além da sala de aula e do ambiente interno da escola. 

O tempo todo eles foram monitorados e orientados a pôr em prática os ensinamentos em sala e a levar seus conhecimentos para além dos muros que os separavam dos problemas e de uma realidade muitas vezes despercebidas por muitos.

O objetivo central do “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar”, como vocês verão mais adiante é prestar póstumas e justas homenagens a pessoas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes; quer seja nas áreas social, de ensino, artes e literatura, política e jornalismo, quer seja no âmbito do patrimônio cultural e histórico, abrangendo assim, várias faces e fases da história local e nacional.

A cada ano a responsabilidade e as expectativas aumentam, acertos aqui, erros ali, ajustes acolá, cara feira e falta de boa vontade adiante, mais em contra partida, há várias pessoas que também apostaram neste projeto e o resultado é que está se formando uma corrente do bem em torno de uma idéia surgida a partir de uma simples conversa informal.

Eu compartilho da idéia de que: “Quem não se comunica para no tempo e, como o tempo sábio que é não para; paralisa-se quem fica incomunicável, fechado em seu mundinho todo particular.” 

RETROSPECTIVA

“Projeto Aula de Campo Interdisciplinar - Ano I 2009”

ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA
O foco do Projeto piloto foi contar a história do Srº Antônio de Mello Verçosa. Prefeito, líder político, do final do século XIX e que construiu a nova cadeia e foi incentivador de uma administração austera, a partir de uma conversa informal com um de seu tataraneto, Jeova Félix, que o Professor conheceu no zoológico municipal. Daí surgiu a grande idéia de homenageá-lo e mostrar à nova geração e aos desavisados de plantão, sua grande importância e contribuição para a cidade da Vitória de Santo Antão - PE.

PREFEITO ELIAS, VICE HENRIQUE FILHO, TATARANETO JEOVA FÉLIX E PROFESSOR JOHNNY EM 2009 NO ZOOLÓGICO




ALGUMAS FOTOS DE 2009








TEXTO DE WALKÍRIA ARAÚJO

4 comentários:

vitor silas disse...

é muita pretensão, viu.
é o super professor...
admirador de elias lira.......... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Vitor Silas como todo mortal o professor tem seus defeitos e virtudes e não devemos apenas criticar e falar mal sem conhecer seus projetos ou mesmo conhecê-lo, o que muito cômodo para nós; entretanto, estamos tão acostumados com o "marasmo de milhares de profissionais", com o "deixa a vida me levar", ou o "profissional feijão com arroz" ou o "maria vai com as outras" que quando alguém se destaca por mérito, diga-se de passagem, termina incomodando. Ele não é o "super professor", o que seria de fato, muita pretensão. Mais conversa com pessoas próximas a ele ou com seus alunos e ex-alunos que se envolveram nos projetos e você verá que ele tem conteúdo, conhecimento e bagagem para continuar com seus projetos e ainda: "o professor não só é aquele que ensina em sala", isto qualquer pessoa com formação e não necessariamente acadêmica, pode fazer; o "professor é o que estimula seus alunos a pensarem por si, é o que ensina além dos muros e grades da escola." Eu tive vários professores que me estimularam a pensar e muito contribuíram para a minha formação, porém, se você foi um aluno carente de estímulos educacionais eu nada posso fazer por você e o Professor Johnny, muito menos. Se ele te incomoda ou incomoda a várias outras pessoas é sinal de que seu trabalho está redendo frutos. E os frutos e filhos bons, de fato, incomodam.

vitor silas disse...

TÃO "FALADOR" E SE ESCONDE NO ANONIMATO. REALMENTE CHEIO DE ESTIMULOS EDUCACIONAIS.

Anônimo disse...

Não sou anônimo, apenas esqueci de postar meu nome. E de fato, fui muito estimulado nos estudos, no trato com as pessoas, com relação a educação, a ser imparcial e a não tolerar injustiças. Otávio