segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pombos ganha distrito industrial exclusivo para setor moveleiro

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
Imagem: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) vai inaugurar em Pombos um projeto-piloto para os novos distritos industriais, que poderá servir de modelo aos próximos empreendimentos. O município da Mata Sul terá um distrito no modelo de condomínio, exclusivo para o setor moveleiro. Inicialmente, o local abrigará cinco fábricas.

Entre as novidades previstas estão um showroom e um centro de inovação e tecnologia para o setor de móveis. O distrito também vai dispor de áreas comuns, como banheiros e refeitório, segundo a AD Diper. “Estamos orçando os estudos topográficos, as estruturas e os galpões”, enumerou Vikentios Kakakis, presidente do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco).

A área reservada ao novo distrito tem 18 hectares e está disponível para ser cedida pela AD Diper. Agora, a entidade espera que o Sindmóveis monte uma associação dos empresários que se instalarão no local ou reative uma associação existente há 30 anos, alterando seu estatuto.
Depois de formatado, o empreendimento será administrado pelo conjunto de indústrias ali reunidas e não mais pela AD Diper, como acontece em dez dos 11 DIs existentes, espalhados no Grande Recife, Mata Sul, Agreste Meridional, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe. A exceção é o Conjunto Integrado Multifabril de Jaboatão dos Guararapes, que já é administrado em regime de condomínio.

Pernambuco conta hoje com 11 distritos industriais implantados e existem outros 14 em estágio de implantação previsto para 2011 e 2012, de acordo com a AD Diper. O órgão disponibiliza ao empresariado informações, apoio e faz a aquisição da área (compra ou doação, dependendo de uma série de fatores). A agência também faz a conexão com as prefeituras, fornecendo assessoria para que sejam identificadas áreas e para que os agentes municipais possam negociar com os futuros empreendedores.

Com informações da AD Diper

3 comentários:

Gerhard Erich Boehme disse...

amigos do blog como ficou a questão da Kraft Foods? relativo ao terreno ser ou não no território de vitoria?
informações por favor.

VENVITORIA disse...

Segundo informações 70% do terreno onde está instalada a Kraft Foods pertence ao Município de pombos.
mas o assunto está sendo averiguado minuciosamente para não haver erros.

Gerhard Erich Boehme disse...

minunciosamente por quem? se Henrique queiroz queria ter feito isso a muito tempo e se sabia que elias agiu com desdem.
cabe ao fidem ver essa questão de limites, porem pareca que a cidade dos senhores é apática nesses quesitos.
é possível divulgar numero do processo? extremamente agradecido.