domingo, 29 de janeiro de 2012

WALKÍRIA ARAÚJO POR ELA MESMA - PARTE 7




25. QUAIS SEUS SONHOS?

Meu sonho é ter no futuro, condições de dar uma melhor qualidade de vida a meus pais na velhice. Realizei muitas coisas que nunca imaginei quando criança e posso dizer que se eu fizer a passagem hoje, ‘parto em paz’ e com a sensação de ‘dever cumprido’.

Não costumo fazer grandes planos ou sonhar grande demais, mas posso dizer que do lado pessoal a médio prazo, cursar história e construir minha casa. Do lado emocional, encontrar alguém que torne os meus ‘dias melhores’ e me faça acreditar que não há uma idade certa, uma idade limite para se ‘começar’ ou ‘recomeçar’ uma grande ‘história’. Iniciada esta etapa, pensarei em outros sonhos, em outros projetos. 

Gostaria antes de partir de conhecer a Ilha de Fernando de Noronha, Minas Gerais, Curitiba, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul, a Argentina, a Espanha, a Itália, a Holanda e Portugal (muito bem acompanhada).

26. A UMA JOVEM DE 15 ANOS QUE CONSELHO VOCÊ DARIA A ELA SOBRE A VIDA?

Aos mais jovens de modo geral, eu peço que analisem e muito bem, com quem você vai se envolver ou se já está envolvido. Veja o comportamento dele (a), com quem anda, quem é a família, quais são seus interesses reais, quais os projetos pro futuro, e principalmente, se esta pessoa cuida e se preocupa com você e se é um bom filho (a). Se depois de analisar bem, não estiver seguro (a), não arrisque um ‘envolvimento’, nem cometa a ‘loucura’ de ter um filho com ele (a), pois o arrependimento virá depois e aí, será tarde demais para remediar o fato.

Eu sempre pensei e ainda penso que: “Filho é uma escritura definitiva, sem direito a trocas ou repasses, entre um homem e uma mulher”.
Respeitem seus pais, vocês não pediram para vir ao mundo e eles também não sabiam quem iriam encontrar quando você nasceu. Ninguém tem culpa! Estudem e aprendam uma profissão. Utilizem suas mentes para o bem e, quando não estiverem ‘fazendo nada’, durmam, ouçam uma boa música, leiam um bom livro, assistam a um bom filme, conversem com pessoas que as edifiquem. 

Só não se permitam ficar com a mente vazia, não permitam que o ‘encardido’ se aposse dela. Não achem que a beleza física lhes trará só coisas boas, isso é uma inverdade, você vão envelhecer, não tem jeito. Procurem honrar o nome de seus pais e o seu.

Aprendi que: “O nosso corpo, o nosso nome e a nossa sabedoria são as únicas coisas que levaremos para a sepultura, todo o resto ficará”.
Às meninas eu digo: “Valorizem-se! Tomem cuidado com suas roupas, com o jeito de sentar, andar, falar e principalmente com o seu corpo, ele foi dádiva Divina e deve ser respeitado”.

Aos meninos eu acrescento: “Não experimentem o primeiro ‘cigarrinho’ para mostrar a seu grupo que você é o ‘tal’; não tenham medo de levar o nome de mocinha, de fraco de que você não é de nada. Se vocês pensarem um pouquinho que seja, vão perceber que a nossa boca é a primeira e a principal porta de entrada de muitos vícios e inúmeros males”. Portanto, tentem evitar o primeiro trago e o primeiro copo. Você pode não ter mais volta.

Disse Arnaldo Jabor: “Queira ao seu lado uma mulher inteligente. Antes ser idiota para as pessoas que ser, infeliz, para si mesmo.”
E acrescento um pensamento de Madre Tereza de Calcutá: “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação!”

27. VOCÊ CONFIA EM AMIGOS DA INTERNET?

Não costumo confiar muito em quem ou naquilo em que eu não possa ver, não possa tocar, não possa sentir. Gosto de conversar olhando nos olhos e sentindo as reações do meu interlocutor. As relações de modo geral, estão se tornando muito frias, sem graça e sem sabor. 

Estamos perdendo o contato visual, o brilho nos olhos, o calor e o conforto de um abraço, a intensidade de um sorriso amarelo, sem graça ou estonteante daqueles que te faz girar a cabeça e amolecer o coração. Nunca conheci ninguém através da internet e os meus amigos internautas são pessoas reais em quem confio. Mas de repente, posso encontrar alguém sim e, perceber que todas as coisas e forças estão presentes no universo e não se aproximam de nós por mero acaso ou acidente de percurso.

2 comentários:

olhos atentos disse...

ainda? essa reportagem? fica difícil, né...
ei sei que ele é m dos seres mais importantes do universo, mas assim é demais também. só por que é amiga dos senhores... tanto espaço?
e nós que queremos notícias novas?

Anônimo disse...

noticias novas? faz tempo q ñ vejo tanta materia num domingo teus olhos estao é desatentos