terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GIRO DE NOTÍCIAS

- Bebê nasce com 7,04 kg na China
- Estados do NE tiveram pior resultado da indústria nacional em 2011
- Brasil tem ainda 3,8 milhões de crianças fora da escola
- Pouca expectativa pela visita da presidente a PE
- Prefeitura leva bailes à periferia
- Assembleia fecha as portas e só retorna pós-carnaval
- Clube da luta para mulheres
- China multa pais por segundo filho nascido em Hong Kong

imagem: noticias.uol.com.br

BEBÊ NASCE COM 7,04 KG NA CHINA
Do NE10

Um bebê de 7,04kg nasceu neste último sábado (4), em Xinxiang, província de Henan, na China. Os pais da criança, chamada de Chun Chun, afirmam que a mãe não parecia estar maior do que outras grávidas e que não houve nenhuma alimentação diferente durante a gestação.



De acordo com agências de notícias chinesas, 3 crianças nasceram com 7 quilos na China entre 2008 e 2010. Chun Chun se tornou o bebê mais pesado a ter nascido no país por ter 40 gramas a mais do que esses casos registrados. Já o maior bebê do mundo nasceu com 10,3 quilos em Ohio, nos Estados Unidos, mas morreu poucas horas depois do parto.

ESTADOS DO NORDESTE TIVERAM PIOR RESULTADO DA INDÚSTRIA NACIONAL EM 2011
Da Agência Brasil
O estado do Paraná foi o destaque da indústria nacional em 2011, ao apresentar crescimento de 7% no ano, uma taxa 23 vezes maior do que a média do país, que registrou expansão de 0,3%. O dado foi divulgado hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A indústria paranaense acaba tendo um impacto positivo para o país, sendo impulsionada por segmentos como o de veículos automotores, mais especificamente a produção de caminhões, e o de máquinas e equipamentos”, ressaltou o pesquisador do IBGE, André Macedo.
 
Já os estados nordestinos estão entre os que tiveram piores resultados no ano de 2011. A Região Nordeste como um todo apresentou uma queda de 4,7% na produção industrial. Os estados da Bahia e do Ceará tiveram reduções de 4,4% e 11,7%, respectivamente. Já Pernambuco registra estagnação desde 2010. “Foram locais com queda em 2011 muito em função do comportamento negativo em setores como têxtil, vestuário e calçados, que foram atividades que pressionaram negativamente o resultado da indústria como um todo”, disse Macedo, destacando que essas são atividades influenciadas pelo aumento de importações no país.


BRASIL TEM AINDA 3,8 MILHÕES DE CRIANÇAS FORA DA ESCOLA
Da Agência O Globo

O Brasil ainda tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola, conforme dados divulgados nesta terça-feira em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), que monitora o desenvolvimento da educação no país. Entre 2000 e 2010 o aumento nas taxas de acesso à escola foi de 9,2%, chegando a 91,5%, mas nenhuma das regiões do país conseguiu superar as meta intermediária estabelecida pelo TPE que era em 2010 de 93,4% das crianças brasileiras de 4 a 17 anos na escola.
O país também não atingiu a meta do TPE de toda criança estar alfabetizada até os 8 anos de idade que, para 2010, era de 80% do aprendizado esperado até o final do terceiro ano. Em escrita a média nacional foi de 53,3%, em matemática 42,8% e em leitura 56,1%. Um meta pelo menos foi atingida: a de fazer com que todo jovem brasileiro tenha concluído o ensino fundamental aos 16 anos.

A meta de terminar e o ensino médio até os 19 anos foi superada. O resultado nacional foi de 63,4% no ensino fundamental enquanto a meta intermediária (para 2009) era 64,5% (dentro do intervalo de confiança que vai de 62,1% a 64,7%). No ensino médio o resultado foi de 50,2% para uma meta de 46,5%. No entanto, o TPE tem fortes indícios de que essa meta, que deveria ser atingida em 2022, não será cumprida. As previsões indicam uma taxa de conclusão (com até um ano de atraso) de 76,8% para o fundamental e 65,1% para o médio.


POUCA EXPECTATIVA PELA VISITA DA PRESIDENTE
Do diariodepernambuco

A presença da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco ainda não mudou a rotina dos municípios - Floresta, São José do Belmonte e Salgueiro, no Sertão - que ela deve visitar amanhã e quinta-feira. Em Salgueiro, por exemplo, onde Dilma estará na quinta-feira, a notícia de que a presidente irá ao município só começou a circular no fim da tarde de ontem. Mas a confirmação oficial ainda não aconteceu. O Palácio do Planalto deve divulgar a agenda no início da noite de hoje. Segundo informações preliminares, a visita terá um caráter técnico, sem palanque. A presidente irá aos canteiros de obras da Ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco. Dificilmente terá contato com a população.

Na expectativa pela visita presidencial, o prefeito de Salgueiro, Marcondes Libório (PSB), disse que Dilma Rousseff sairá com uma boa impressão da cidade e das obras. Segundo ele, a economia do município vive um excelente momento. "Ela já esteve aqui (Salgueiro) por diversas vezes quando ministra. Ela nunca teve dúvidas de que as obras são prioridades para o governo até porque ela mesma fez parte da ′arquiteura` delas", afirmou.


PREFEITURA LEVA BAILES À PERIFERIA
Do diariodepernambuco

Durante o mês de março, 24 polos culturais do Recife vão receber espetáculos de dança, bailes e aulões para a comunidade. Tudo gratuito e aberto aos moradores de todas as idades. A ideia do projeto municipal Dançando nos Bairros é democratizar a arte no município, além de profissionalizar jovens participantes. Cada turma vai contar com aproximadamente 20 alunos. Ao fim de cada ciclo semanal, os aprendizes poderão se apresentar em suas comunidades.

“Haverá um grande baile todas as sextas-feiras, com artistas e componentes das academias locais. É um momento de lazer, entreterimento e profissionalização desses moradores”, aposta a coordenadora do projeto, Andrea Carvalho. Locais públicos e descentralizados vão sediar os eventos em vários bairros do município, para atender maior número de alunos possível. “O projeto ajuda a fortalecer a cidade como um espaço para dança e cidadania”, declara oprefeito do Recife, João da Costa.


ASSEMBLEIA FECHA AS PORTAS E SÓ RETORNA PÓS-CARNAVAL
Do diariodepernambuco

Mal acabou o recesso parlamentar e a Assembleia Legislativa de Pernambuco anuncia que realizará a última sessão amanhã e só retomará as sessões plenárias depois do carnaval. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT). As portas do plenário serão fechadas por causa da necessidade de uma reforma do piso. Guilherme Uchoa telefonou hoje para o líder da oposição, Antônio Moraes (PSDB), e informou que a reunião plenária será amanhã às 10h. Acrescentou que, após o encontro, a Casa só voltará ter sessões no dia 27 de fevereiro.

Na volta do recesso de fim de ano, no dia 1º de fevereiro, os deputados notaram que o piso do chão do plenário estava "solto". Eles foram orientados pelo próprio Uchoa a evitarem circular durante as sessões para evitar acidentes. Depois de uma análise técnica, a Mesa Diretora decidiu pela reforma.

CLUBE DA LUTA PARA MULHERES: PORQUE AGORA A MULHERADA INVADIU OS RINGUES
Do batidasalvetodos

Porque nós ja conquistamos o direito ao voto, à presidência e agora vamos às luvas companheiras! Pra quem se interessou: acabamos de abrir uma turma feminina no Vorus Clube de Luta, nas segundas, quartas e sextas às 12:30hs.
As turmas masculinas são a noite. Lá também tem MMA, Muay Thai, Wrestling, Jiu Jitsu, Karate Kyokushin.
O Vorus fica na Rua do Jasmim, 196, Ilha do Leite no Recife. Fone – 30389172


CHINA MULTA PAIS POR SEGUNDO FILHO NASCIDO EM HONG KONG

HONG KONG - Infratores podem ser punidos no valor de até 6 vezes a renda per capita do local de origem. Chineses que tiveram um segundo filho em Hong Kong serão multados por infringir a política de filho único da China, disse o diretor do departamento de planejamento familiar da província de Guangdong, Zheng Feng, ao jornal local “Zona Especial Shenzhen“ nesta terça-feira. Muitas cidadãs chinesas vão à ex-colônia britânica para dar à luz. As salas de maternidade de Hong Kong estão reservadas até setembro, pressionadas pelo número crescente de chineses do continente que tentam driblar a lei do filho único e obter direitos de residência em uma das cidades mais ricas do país.

A multa já está sendo aplicada, segundo Feng. Ele afirma que mulheres de várias cidades do país, que deram à luz um segundo filho em Hong Kong, foram multadas assim que voltaram para casa. O diretor não especificou quantas punições foram aplicadas ou o qual o valor da multa. No entanto, uma nota no site do governo de Guangdong diz que "infratores" seriam multados em até seis vezes a renda per capita da cidade de origem. O estado de Guangdong faz divisa com Hong Kong, que este ano vai limitar a 34 mil o número de mulheres chinesas do continente com permissão de dar à luz na cidade.

A China introduziu a política de filho único em 1979 para limitar os nascimentos no país, o mais populoso do planeta, embora as regras tenham relaxado nos últimos anos. Em 2010, um terço das 88.584 crianças nascidas em Hong Kong eram filhas de chinesas da parte continental, um grande salto em relação a 2001 (apenas 620 bebês).

Nenhum comentário: