Do O Globo
imagem: oglobo.globo.com |
Estudante da
Universidade de Boston experimentam o Aeroshot, cafeína inalável que vem num
tubo do tamanho de um batom e foi inventada por um professor de
HarvardAP/Rodrigue Nigowi
RIO _ Uma
novíssima versão do velho cafezinho anda fazendo sucesso nos Estados Unidos e
na Europa: um produto chamado AeroShot, lançado no fim de janeiro em Boston e
Nova York, tornou-se a estrela dos coffee breaks mais descolados.
Trata-se de
um spray de café. Isto mesmo, o velho e bom cafezinho em versão para ser
inalada. O produto vem num pequeno tubo, semelhante a um bastão de batom. A
unidade custa US$ 2,99, sendo vendido em todas as lanchonetes, supermercados e
postos de conveniência. A novidade foi rapidamente exportada para Londres e
Paris, e vem conquistando fãs no mercado europeu.
Segundo o professor
de engenharia biomédica de Harvard, David Edwards, que é autor da pesquisa da
qual surgiu o produto, o AeroShot é seguro para o consumo e não contém aditivos
comumente usados para amplificar o efeito da cafeína em bebidas energéticas.
Cada tubinho de plástico (nas cores cinza e amarelo) contém 100 miligramas de
pó de cafeína (o suficiente para uma xícara grande de café), além de vitaminas
do complexo B.
Mas o senador
democrata Charles Schumer, de Nova York quer que a Food and Drug Administration
(FDA, a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA) reveja a
autorização para a comercialização do AeroShot, alegando que o produto poderia
ser usado como uma droga em clubes e danceterias. Tudo porque muitos jovens
americanos começaram a consumir a mistura de cafeína com bebidas alcoólicas
variadas, num coquetel chamado “blackout”. O resultado é que a cafeína
potencializa a absorção de álcool pelo organismo. O porta-voz do FDA, Siobhan
DeLancey, não quis comentar o assunto, dizendo que a agência vai responder
diretamente a Schumer.
A mistura do
Aeroshot tem gosto de café com um toque de limão. Cada tubinho permite seis
inalações. Há uma versão que mistura café e chocolate, mas não teve tanta
aceitação quanto o cafezinho com limão. Mas a gastroenterologista Lisa Ganjhu,
do St Luke's-Roosevelt Hospital, de Nova York, acha que as pessoas precisam
estar conscientes de quanta cafeína que estão ingerindo por dia.
_Se uma pessoa
beber 10 xícaras de café por dia, ela provavelmente vai levar várias horas para
beber esta quantidade de cafeína _ comenta a médica. _ mas, com esses tubinhos,
em apenas uma hora é possível que esta mesma pessoa consuma a quantidade de
cafeína correspondente às dez xícaras.
A embalagem do
produto adverte as pessoas a não consumir mais de três AeroShots por dia. Mas
pesquisas feitas com consumidores revelam que muitos daqueles que aderiram ao
produto inalado não pretendem abrir mão do cafezinho tradicional e usam os
tubinhos apenas como diversão entre amigos.
O fabricante de
AeroShot, aliás, usa a propaganda para sublinhar que o tubinho não poderia
substitituir o cafezinho tradicional, mas pode tornar mais fácil para pessoas
com estilo de vida muito ativo a obter a sua dose de cafeína mais rapidamente.
"É fácil tomar AeroShot com você quando você vai esquiar, praticar
ciclismo ou qualquer outra atividade que consome muita energia", diz a
propaganda.
O AeroShot é
resultado de uma conversa entre o professor Edwards e o chef de cozinha francês
Thierry Marca num almoço no verão de 2007.
_ Nós estávamos
conversando sobre experiências na arte culinária e eu tive a idéia de que
podemos respirar alimentos. Eu havia feito uma série de experiências com
aerossóis para uso médico. E logo entrei numa pesquisa com meus alunos de
Harvard para fazer o primeiro chocolate inalável, chamado “Le Whif”, que não
teve tanto sucesso quanto o café, agora _ avalia Edwards.
Agora a mesma
turma de Harvard está se preparando para lançar um produto chamado “Le Whaf”,
uma versão de alimentos e bebidas na forma de “nuvens de sabor”, que são
oferecidas para degustação em taças de vidro, de aspecto futurista de vidro. O
grupo promete que os alimentos e bebidas a serem inalados terão uma qualidade
muito atraente no mercado: serão todos de baixa caloria, prontos para garantir sabor
a quem está em plena dieta para perder peso.
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