Do Jornal do Commercio
imagem: betobrito.com.br |
A circulação na Avenida Abdias de Carvalho, um dos
principais corredores de ligação entre a Zona Oeste e a área central do Recife,
vai mudar a partir deste sábado (17). Quase um ano depois do anúncio, a
Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) eliminará cinco giros à
esquerda existentes na via e implantar um binário entre as Ruas Carlos Gomes e
Santa Edwiges, alterando sensivelmente o tráfego no Prado e nos acessos aos
bairros de Afogados e Bongi. O objetivo das mudanças é dar maior fluidez à
Abdias de Carvalho, uma das portas de entrada e saída da capital e por onde
trafegam 56 mil veículos diariamente.
As intervenções fazem parte do plano de trânsito lançado
no início do ano passado pelo prefeito João da Costa, com a promessa de que
seria concluído até maio de 2012. Boa parte foi executada, mas intervenções
importantes, previstas para corredores viários fundamentais para a cidade, como
as Avenidas Norte (Zona Norte) e Recife (Zona Sul), permanecerão no papel por
vários meses.
As mudanças na Abdias, entretanto, deverão melhorar o tráfego na
via. “Apostamos que sim. Os giros à esquerda ficam localizados na faixa
esquerda da avenida e atrapalham muito o trânsito. Ao eliminarmos cinco giros,
estaremos reduzindo também o tempo dos semáforos. É o caso do cruzamento da
Abdias com a Rua Carlos Gomes. Hoje ele tem quatro tempos e passará a ter
apenas dois. O impacto será sentido, inclusive, no cruzamento da Avenida
Caxangá com a Rua Benfica, com a transformação da Rua Carlos Gomes em sentido
único”, afirmou Maria de Pompéia, presidente da CTTU.
A principal ação é a eliminação de cinco giros à esquerda
no corredor e a consequente criação de giros de quadra, no bairro do Prado.
Serão proibidos dois giros no cruzamento com a Rua Carlos Gomes (um em cada
sentido da via), um na altura da Rua Santa Edwiges e dois no cruzamento com a
Rua João Ivo da Silva. Além da eliminação dos giros da Abdias, também terão fim
três giros à esquerda localizados no cruzamento das Ruas Gomes Taborda e Carlos
Gomes.
O binário das Ruas Santa Edwiges e Carlos Gomes muda
completamente o tráfego na área, principalmente no acesso ao Bongi e à Avenida
Caxangá. Isso porque as duas ruas passarão a ter mão única. A Rua Carlos Gomes
no sentido Caxangá-Abdias de Carvalho e a Santa Edwiges no sentido oposto. A
exceção é o trecho da Carlos Gomes entre a Rua Gomes Taborda e a Avenida
Caxangá, que terá um contra fluxo exclusivo para as linhas de ônibus.
As alterações também mexem com o acesso ao bairro de
Afogados. Os condutores acostumados a entrar à esquerda nas duas margens do
canal localizado no meio da Rua João Ivo da Silva não poderão mais fazê-lo.
Terão que girar na quadra à direita. Chegar à Avenida Caxangá a partir da
Abdias de Carvalho também será diferente. O motorista não poderá mais pegar a Rua
Carlos Gomes, que terá sentido oposto. Passará a usar a Rua Santa Edwiges e
vias próximas (veja arte).
PENDÊNCIAS
Entre as ações do plano de trânsito da CTTU ainda
pendentes estão o fim dos giros à esquerda na Avenida Norte, no cruzamento com
a Avenida Professor José dos Anjos, no Vasco da Gama, e com a Rua General Abreu
e Lima, na Tamarineira. Esse último deve ser executado até o próximo mês. O
mesmo deve acontecer com outra pendência: o fim do giro à esquerda da Avenida
Norte com a Rua da Aurora, que já está em obras e também tem previsão de ser
concluído no próximo mês. Além deles, a CTTU precisa eliminar um giro à
esquerda na Avenida Recife, sinalizar o entorno dos mercados e recuperar as
ciclovias.
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