sábado, 17 de março de 2012

LICITAÇÃO PREVÊ MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO DO GRANDE RECIFE

Do G1 PE
imagem: meutransporte.blogspot.com

Será no dia 3 de abril a audiência pública para apresentar à sociedade os parâmetros e diretrizes que vão reger o edital de licitação para a contratação das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta sexta-feira (16) foi assinada, no Palácio do Governo de Pernambuco, a convocação da reunião, que será publicada no Diário Oficial do Estado e da União neste sábado (17). Estiveram presentes na solenidade o governador Eduardo Campos, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiro, o vice-prefeito do Recife, Nilton Coelho, e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes. Todos assinaram a convocação da audiência.

A licitação vai regulamentar a prestação dos serviços por parte da iniciativa privada, que hoje funciona por meio de um sistema de permissão dado a 18 empresas, que, juntas, operam 385 linhas e possuem três mil veículos. A proposta do Grande Recife Consórcio estabelece que cada empresa ou consórcio de empresa vencedora opere sete lotes com, aproximadamente, 50 linhas.

A licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR é a maior concorrência pública em volume de recursos já realizada em Pernambuco, com o custo estimado em R$ 15 milhões. Os contratos serão de 15 anos para as empresas vencedoras, podendo ser renovado por mais cinco anos. A disputa será aberta para a participação de empresas nacionais e internacionais. "Essa abrangência é boa para que a verdadeira concorrência aconteça e os contratos favoreçam a combinação de técnica e preço", disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.


Nos contratos, estarão especificados índices de pontuação para as empresas, baseados em critérios como experiência do licitante, acessibilidade, compromisso com meio ambiente e conforto do passageiro, como substituição frequente dos veículos por ônibus mais novos e ar-condicionados nas conduções. As operadoras terão até junho de 2014 para que toda sua frota destinada ao Sistema Estrutural Integrado (SEI) tenha ar-condicionado. Hoje, são 900 coletivos que fazem parte do SEI, que transporta 800 mil passageiros por dia. Já o prazo para que todos os três mil coletivos que circulam no Grande Recife estejam refrigerados é de até sete anos.

Após a audiência pública, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às 15h, o Grande Recife Consórcio terá um prazo de 15 dias para analisar as propostas e as contribuições dadas pelos participantes. A publicação do edital em Diário Oficial deve acontecer em maio e o processo licitatório deve durar cerca de quatro meses. Após a contratação, há um prazo de até seis meses para as empresas vencedoras começarem a operar.

E por que é bom licitar?
Com o Sistema de Transporte Público licitado, as empresas e o governo terão obrigações contratuais, que, caso não sejam cumpridas, poderão ocasionar penalidades, como multas, advertências escritas, apreensão de veículos e até perda da concessão. A penalidade ocorrerá, por exemplo, quando a empresa descumprir o número de viagens e intervalos acordados, se os coletivos quebrarem mais que o previsto ou se os usuários reclamarem muito do serviço.

De acordo com o doutor em Transporte e ex-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Osvaldo Lima Neto, com concessões no lugar de permissões, o controle sobre o serviço será maior. "O Grande Recife Consórcio poderá, agora, monitorar e fazer valer os contratos. E, por outro lado, o governo também pensará duas vezes antes de cessar um contrato, já que, na modalidade permissão, isso poderia acontecer a qualquer momento e as empresas não se sentiam estimuladas a investir nas frotas", explicou.

A primeira permissão foi dada pelo governo na década de 80, com a criação da EMTU. Mesma época em que a Constituição Federal previu que os Sistemas de Transporte Público de todo o Brasil fossem licitados. Porém, remeteu à criação de uma lei complementar para regulamentar o assunto, o que aconteceu apenas em 1996. De lá para cá, apenas alguns estados do país licitaram a prestação do serviço, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Pernambuco será o primeiro do Nordeste a licitar o sistema.

Cenários
A licitação também leva em conta os cenários que preveem mudanças no Sistema de Transporte Público, como a criação de novos terminais de integração. "O contrato já previne os licitantes dessas mudanças que ocorrerão nos lotes até 2014", disse o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que também falou sobre o preço das tarifas a partir da licitação. "Pensamos em lotes que animam as empresas a participarem da licitação, também desoneramos qualquer tributo estadual na prestação do serviço. Tudo para que não haja um impacto para cima, mas, se possível, para baixo. Não pensamos em aumentar a passagem. A licitação vai aumentar a qualidade do Sistema", afirmou.

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