quinta-feira, 1 de março de 2012

PE 2012: Náutico vacila e lanterna América arranca empate


Do Blog do Torcedor

Em um jogo com dois tempos completamente distintos, o Náutico deixou escapar o que poderia ter sido uma vitória contra o lanterna do Campeonato Pernambucano, o América, no estádio Ademir Cunha, em Paulista, e ficou no 2 a 2. Os alvirrubros fizeram um primeiro tempo sonolento e acordaram na etapa final, pressionando. O Timbu tomou a dianteira no placar por duas vezes e mandou bolas na trave, porém, entre erros ofensivos e defensivos, viu o América, com bravura, buscar a igualdade no placar, mesmo com menos qualidade técnica.

Souza marcou os dois tentos alvirrubros. Ricardo Mineiro e David fizeram os tentos do América. O Timbu foi aos 26 pontos e cai para a terceira posição, ultrapassado pelo Sport, e o América soma o mísero terceiro ponto na competição, o primeiro obtido no Ademir Cunha. O Alvirrubro volta a campo no sábado (3), contra o Araripina, nos Aflitos. Já o Mequinha, em sua inglória luta contra o descenso, enfrenta o líder Salgueiro, domingo (4), às 16h.

O JOGO

Desde o começo, a equipe alvirrubra teve, naturalmente, uma maior posse de bola, algo de se esperar considerando que o adversário é de longe o pior time do campeonato. No entanto, o meio de campo alvirrubro foi lento e improdutivo.


As poucas boas jogadas do Náutico no primeir tempo aconteceram quando o time levou a bola para as laterais. Enquanto tentava centralizar, não se dava bem. A rigor, apenas duas jogadas bem feitas poderiam ter resultado em gol alvirrubro.

Aos 22 minutos, Eduardo Ramos teve seu único lance elogiável e acertou um lançamento de 30 metros para Siloé nas costas da defesa americana, dentro da grande área. O atacante teria de finalizar de primeira, mas não conseguiu o movimento correto e o goleiro Danilo se antecipou. A outra, já aos 41 minutos, foi um cruzamento de Marquinho da ponta direita para a pequena área, em que Rodrigo Tiuí cabeceou forte e Danilo fez ótima defesa. Fora isso, apenas um chute de fora da área de Siloé, muito forte, também defendido pelo goleiro, aos 32. Faltava velocidade ao time do Náutico.

Já o América, que apertou em alguns momentos, teve um cabeceio de Adriano defendido sem maiores dificuldades por Gideão após cobrança de falta.

A arbitragem não esteve bem. O árbitro Gilberto Freire segurou muito a partida, marcando muitas faltas em que deveria ter dado sequência. Entretanto, o tipo de falta que ele marcava no meio de campo, não marcou na área do América. Souza e Jefferson pediram, cada um, um pênalti, e o árbitro não marcou. No lance de Jefferson pareceu ter havido toque do defensor americano no alvirrubro. Mas Freire o puniu com o amarelo por simulação. Além disso, o assistente Wilton Lins assinalou alguns impedimentos inexistentes do ataque alvirrubro.

SEGUNDO TEMPO

O Náutico voltou mais ligado no segundo tempo, com mais pegada e velocidade, dando sinais de que poderia vencer.

Souza abriu o placar aos 9 minutos. Em jogada bem trabalhada, o volante tocou para Siloé na ponta esquerda e foi para a entrada da pequena área cabecear a bola devolvida em cruzamento primoroso do companheiro.

Pouco depois, Eduardo Ramos recebeu na entrada da área do América e bateu colocado, acertando a trave esquerda do goleiro Danilo. Quase o segundo gol.

Mais uma bola na trave aos 15. Eduardo Ramos, aberto na esquerda, tocou para a chegada de Tiuí pelo centro, e o atacante bateu no pé da trave à direita de Danilo. A equipe alvirrubra parecia caminhar para uma vitória tranquila naquele momento.

Porém, em meio à pressão do Náutico, num contra-ataque, o América chegou ao empate. Roma recebeu na ala direita  e cruzou para a área. Ricardo Mineiro escorregou na hora do domínio, mas conseguiu chutar no alto do gol. 1 a 1.

Ainda melhor, o Náutico teve um pênalti a seu favor quando Cléber Gaúcho derrubou Eduardo Ramos na entrada da área. Souza cobrou bem e desempatou, aos 25 minutos.

Mas o América foi bravo. A defesa alvirrubra se atrapalhou e o zagueiro David, dando uma de atacante, ficou com a bola livre para bater no canto direito

E poderia ter virado. Jailton soltou uma bomba de longe e o goleiro Gideão defendeu. No rebote, Marlon foi mais rápido e botou para escanteio.

O Náutico teve mais duas modificações, entradas de Dorielton e Philp nas vagas de Siloé (que pediu para sair) e Jefferson.

E Dorielton perdeu as duas chances de empate do Náutico. Em faltas cobradas por Souza da linha de fundo na esquerda, o goleiro Danilo tirou de soco e a bola sobrou para o atacante, que isolou em chutes de perna esquerda. Aos 43, Danilo ainda defendeu um chute de Henrique.

O jogo estava aberto até nos acréscimos. Gideão fez uma linda defesa de mãos trocadas numa cobrança de falta de Roma, lateral-direito do América.

A chance derradeira foi novamente do alvirrubro Dorielton. Philip cruzou e o jogador no segundo poste, cabeceou a bola à direita do goleiro Danilo. E a torcida alvirrubra no final vaiou o time no fim da partida.

FICHA DO JOGO

América 2 x 2 Náutico

América: Danilo; Roma, Algodão, Deivid e Adriano; Jaílton, Cleber Gaúcho, Dunga e Coringa; Carlos Alberto e Ricardo Mineiro (Gravatá). Técnico: Charles Muniz.

Náutico: Gideão; Marquinho, Marlon, Gustavo e Jefferson (Philip); Lenon, Souza, Derley e Eduardo Ramos; Siloé (Doriélton) e Rodrigo Tiuí (Henrique). Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Estádio Ademir Cunha, em Paulista. Árbitro: Gilberto Freire. Assistentes: Jossemmar Diniz e Wilton Lins. Gols: Souza, aos 9 e aos 25 do 2º tempo, Ricardo Mineiro, aos 17, e Deivid, aos 26 do 2º tempo. Cartões amarelos: Deivid, Cleber Gaúcho e Ricardo Mineiro (A), Marquinho, Marlon, Gustavo, Jefferson e Eduardo Ramos (N). Público: 5.253. Renda: R$ 34.520,50.

Nenhum comentário: