quarta-feira, 11 de abril de 2012

12º Festival Pernambuco em Dança será coordenado por Fred Salim

Ave Poesia - Foto: maíra Gamarra
A partir do dia 14 de abril (sábado), às 19h, na Quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, na comunidade da UR-2, no Ibura, será realizado o 12º Festival Pernambuco em Dança, que tem a coordenação-geral do bailarino e coreógrafo Fred Salim. Neste ano, os homenageados são André Madureira e Balé Popular do Recife. Na 12ª edição, o Festival passeia também pelos municípios de Paudalho, Bezerros e Ipojuca. A programação segue até o dia 20 de maio e todas as apresentações são gratuitas, exceto no Teatro de Santa Isabel, onde os ingressos serão vendidos no local por R$ 10 (valor único).
Balé Afro Raizes
Foto Divulgação
Haverá, na abertura do Festival, apresentações de manifestações populares como maracatus, caboclinhos e blocos líricos. Essas apresentações abrem o Pernambuco em Dança no dia 14 de abril (Ibura), no dia 21 de abril (Alto José Bonifácio), nos dias 24, 25 e 26 de abril (Teatro de Santa Isabel), no dia 29 de abril (Pátio de São Pedro), no dia 5 de maio (Paudalho), no dia 12 de maio (Bezerros) e no dia 19 de maio (Ipojuca).

Foto M. Lira

História
 
O Pernambuco em Dança surgiu a partir do Dia Internacional da Dança e começou a ser comemorado em 2001 por causa de uma lacuna que existia, há mais de 15 anos, na dança do Recife. Isso porque foram extintos o Ciclo de Dança do Recife e o Projeto Estação Dançar. A ideia surgiu do delegado do Conselho Brasileiro da Dança em Pernambuco, Fred Salim, com o apoio dos bailarinos pernambucanos, Marcelo Pereira, Mariza Queiroga, Heloisa Duque e Mika Silva. O evento foi o pioneiro com relação às homenagens aos artistas  e personalidades da dança, pois havia uma necessidade de agradecer aos diversos profissionais do Estado de Pernambuco pela contribuição com a dança. Com isso, foi criado o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco.
Ballet Gonzáles
 Foto Divulgação
Locais e endereços das apresentações:
Ibura (dias 14 e 15 de abril, às 19h) - Quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, na comunidade da UR-2;
Alto José Bonifácio (dias 21 e 22 de abril, às 19h) – Quadra Poliesportiva do Alto José Bonifácio;
Teatro de Santa Isabel (dias 24, 25 e 26 de abril, às 18h) – Praça da República, no bairro de Santo Antônio;
Pátio de São Pedro (dia 29 de abril, às 18h) – centro do Recife;
Paudalho (dias 5 e 6 de maio, às 19h) – Parque de Eventos Beira Rio Pio Guerra (Avenida Maranhão, centro de Paudalho);
Bezerros (dias 12 e 13 de maio, às 19h) - Centro Municipal de Atenção Integral a Criança e o Adolescente (CEMAIC), que fica na Rua Henrique Dias, s/n, Santo Antônio, em Bezerros;
Ipojuca (dias 19 e 20 de maio, às 19h) – Praça Getúlio Vargas, centro do Ipojuca (ao lado do Banco do Brasil).
Cabras de Lampião 
 Foto Divulgação

Criart Cia de Dança - Lua Baião
Foto: Tuca Anderson
 
Lu Zambak -
Foto: Fernando Azevedo

Sob a pele
Foto:Camila sérgio
Mais informações:
E-mail: peemdanca@gmail.com
Twitter: @peemdanca
Da redação

Nenhum comentário: