Do
Diario de Pernambuco
A
cesta básica na Região Metropolitana do Recife teve um aumento de 1,58%,
segundo pesquisa do Procon/PE. O mesmo levantamento aponta um aumento de 0,20%
da cesta no Cabo de Santo Agostinho e 0,03% no município de Vitória de Santo
Antão. Em Caruaru, única cidade que apresentou queda, a cesta está 0,83% mais
barata. Os produtos que mais variaram foram o quilo da batata inglesa (234,45%)
e o pacote de absorvente (122,35%).
É
o município do Cabo que possui a cesta básica mais cara de todas as cidades
pesquisadas (R$ 243,17). O preço médio da cesta na RMR foi de R$ 237,83, em
Caruaru foi R$ 230,57 e em Vitória R$ 224,25. O PROCON-PE calculou ainda o impacto
do valor da cesta básica no salário mínimo atual. Na RMR foi de 38,24%, em
Caruaru 37,07%, em Vitória 36,05% e no Cabo 39,09%.
Os
produtos que mais apresentaram variação foram: o quilo da batata inglesa
(234,45% na RMR e 102,17% em Vitória de Santo Antão) e o pacote de absorvente,
que variou 102,17% e 122,35% em Caruaru e no Cabo de Santo Agostinho
respectivamente.
PESQUISA
- O objetivo da pesquisa da cesta básica realizada pelo PROCON-PE é oferecer ao
consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras
mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais
clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico. A pesquisa
toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro
pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.
O
levantamento foi realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do
Recife (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima), 09 no Cabo de Santo Agostinho,
22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços foi feita
nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica,
entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
O
diferencial da pesquisa do PROCON-PE em relação as que são realizadas por
outros institutos, é que neste levantamento, é possível identificar o preço de
cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e
endereços onde o produto encontra-se mais acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário