segunda-feira, 30 de abril de 2012

Porto Digital busca 18 novos empreendimentos


Foto: print C.A.I.S
Por Shirlene Marques
Do peinvestimento.com  

O Porto Digital abriu processo seletivo para a incubação de 18 projetos. As inscrições são online (http://cais.portodigital.org/) e seguem até o dia 22 de junho. No decorrer dos 18 de meses de incubação os empreendedores receberão diversas capacitações gerenciais e técnicas para o desenvolvimento de sua solução e para estruturação de seu negócio futuro.

Das 18 vagas abertas, nove são destinadas a projetos que priorizem um dos 10 setores dos principais arranjos produtivos do Estado e outros que despontaram nos últimos tempos, como o naval. Três vagas são para eventos esportivos e culturais de grande porte, como soluções para acesso aos eventos, divulgação e promoções.

Mais três vagas são voltadas para proetos que viseam solucionar problemas relativos à sustentabilidade socioambiental das cidades, como acessibilidade digital, consumo de água, revitalização e utilização de serviços urbanos, e as últimas três vagas para a resolução de problemas em qualquer outra área de interesse para o Estado.



REQUISITOS – Todos podem submeter projetos, pessoas físicas ou jurídicas, estudantes e profissionais, mas é preciso ter no mínimo duas pessoas por projeto. “Desses dois, um tem que ter formação ou, pelo menos, experiência na área de TI (Tecnologia da Informação), para que consiga executar o produto ou trazer pessoas que possam conduzir”, explica Andrade.

Dos 18 projetos que entram na incubadora, dez continuarão após seis meses. “Durante estes meses iniciais, avaliaremos o plano de negócio, trabalhando a fase da ideia, quem consegue desenvolver e executar, se é preciso cursos de capacitação, assessoria e treinamentos. Passado esse tempo, eles deverão se apresentar para uma banca, formada por governo, empresa e academia”, conta Andrade. “Eles mostram o que fizeram neste tempo, pois precisamos criar o senso de urgência no empreendedor. A tecnologia por si só não é mais o diferencial, mas a execução rápida. Não podemos perder tempo”, finaliza.

VANTAGENS – Os projetos que entrarem na Incubadora do C.A.I.S. terão todos os benefícios das empresas embarcadas no Porto Digital, que vão desde a formação do empreendedor, ao uso da marca Porto Digital, a participação em eventos e feiras, o acesso a cursos de capacitação, o relacionamento com a mídia, até a estrutura “ready to use”, que facilita o rápido início do trabalho sem a preocupação com a montagem do escritório.

Nenhum comentário: