quarta-feira, 9 de maio de 2012

Campanha ambiental promove coleta de embalagens de agrotóxicos

Imagem Ilustrativa
Produtores pernambucanos de cana de açúcar promovem campanha ambiental para coletar embalagens de agrotóxicos para evitar poluição da natureza e prejuízo à saúde humana e dos animais. A ação é uma iniciativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), por meio de sua cooperativa (COAF). A coleta voluntária é direcionada a todos os canavieiros dos municípios da Zona da Mata Sul. O material deve ser entregue nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, no pátio da Usina Pumaty, parceira da campanha que também demonstra preocupação com este passivo ambiental.
Além da Usina Pumaty, o evento contará também com a parceria da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (Arpan) e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Segundo o vice-presidente da AFCP, Paulo Giovanni, as embalagens de agrotóxicos não podem ser reutilizadas para outros fins porque apresentam danos à saúde e à natureza. Dessa forma, a estratégia é retirar do contato das pessoas, rios e dos animais esses recipientes utilizados inicialmente pelos agricultores no cultivo da cana. “Vamos retirar este passivo ambiental e dar a ele uma destinação útil”, conta.
O material coletado será reciclado e transformado em novos produtos. A Arpan vai transportar os recipientes para a sua unidade no município de Carpina. De lá, o material será encaminhado para uma fábrica no estado de São Paulo, onde será transformado em produtos de usos diversos, passando a ter utilidade social novamente. “Esta é a segunda vez em que promovermos esta ação de responsabilidade ambiental”, informa. O primeiro ano foi realizado com os produtores da Zona da Mata Norte.
A ação contará com o apoio da Adagro. O órgão vai acompanhar a entrega dos recipientes. A AFCP e Arpan emitirão comprovante para o agricultor que entregar o material. Com o documento em mãos, o produtor poderá apresentar futuramente o certificado aos órgãos de fiscalização em relação ao descarte das embalagens dos agrotóxicos. O vice-presidente aproveita para orientar os produtores para sempre fazer a tríplice lavagem dos recipientes. “Para evitar que a embalagem seja reutilizada para outros fins é recomendável fazer o total esvaziamento, lavagem e perfuração da mesma”, finaliza.
Robério Coutinho
Assessoria de Imprensa da AFCP

Nenhum comentário: