(Foto: Carlos Percol/Divulgação)
O governador Eduardo Campos (PSB)
visitou a fábrica da Great Wall Motors Company (GWM) nesta segunda-feira (8). A
empresa é a maior montadora de veículos privada do país e planeja triplicar a
sua produção até 2020 construindo novas plantas em mercados emergentes, como o
Brasil.
“Nossa decisão de investir no Brasil já está tomada e três fatores vão
definir a escolha do local que vai receber o nosso empreendimento: a
infraestrutura existente, a política de incentivos fiscais em vigor e a
existência de um porto nas proximidades”, revelou a presidente da GWM, Wang
Fengying, durante a reunião, realizada na sede da companhia, na cidade de
Baoding, a 140km de Pequim.
“Temos a mais estruturada
política de incentivos para a indústria automotiva do País e o melhor porto
público do Brasil”, respondeu Eduardo Campos, após conhecer a linha de produção
e participar de um test-drive no campo de provas da fábrica. Segundo Wang
Fengying, vários fatores positivos conspiram a favor da entrada da GWM ao
Brasil. “O País é hoje um mercado bastante promissor no setor automobilístico,
nossos produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está
preparada para atender à demanda”, enumerou. Por fim, a presidente valorizou a
postura do governador de ir à China para participar pessoalmente das negociações.
Após a reunião, ficou acertada a
ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda este mês para preparar a
visita dos executivos da companhia, que será feita em junho. A empresa também
estuda a possibilidade de formar uma joint-venture com um parceiro local. “A
Great Wall quer fazer uma fábrica completa no Brasil e investir em pesquisa e
desenvolvimento. Nós oferecemos todo apoio necessário, como infraestrutura e
formação de pessoal técnico e especializado”, disse o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que ficará à frente das negociações
ao lado da AD Diper.
Em 2011, a marca exportou 83 mil veículos para mais de 120
países, ficando em segundo lugar na China, atrás apenas da Chery. A Great Wall
Motors Company possui mais de 30 subsidiárias e 40 mil empregados. Atualmente,
a GMW produz 500 mil veículos por ano entre os sedãs Voleex, as SUVs Haval e as
pick-ups Wingle. Os dois últimos são líderes em vendas na China e são os
modelos que devem ser produzidos no Brasil neste primeiro momento.
A garantia
dos veículos é de três anos ou 100 mil quilômetros. Atualmente, a empresa
possui plantas na Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal,
Venezuela, Filipinas, Malásia e Etiópia.
Na próxima quinta-feira, na
cidade de Shaanxi, a comitiva de Pernambuco se reúne com a diretoria da
Shacman, montadora de caminhões chinesa que pode anunciar seu desembarque em
Pernambuco.
Blog da Folha
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