sexta-feira, 18 de maio de 2012

Instituto Agronômico de Pernambuco realiza Dia Especial voltado ao incentivo da produção de hortaliças orgânicas em Vitória de Santo Antão


Do Portal de pe.gov.br

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, esteve acompanhado do diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, na comunidade Mocotó, município de Vitória de Santo Antão, para participar de um Dia Especial Sobre Tecnologias Alternativas para a Produção Sustentável de Hortaliças. Participaram do evento 200 horticultores da região.

O uso de novas tecnologias sustentáveis permite um ganho superior a 70% na produtividade de hortaliças orgânicas no cinturão verde da Região Metropolitana do Recife. De acordo com o consultor do IPA, e orientador do Dia Especial, Antônio Almeida, para implantar a estrutura o horticultor irá investir, apenas, R$ 90 centavos, por metro, na compra do TNT.

Em dois hectares, o horticultor Paulo Maurício se mostrou surpreso com a viabilidade das novas alternativas, entre elas, a irrigação por gotejamento em tubulações, em forma de fita, o que evita o surgimento de problemas fitossanitários, e a cobertura dos canteiros por tecidos de TNT sobre armações de bambu flexível, que impedem a entrada de insetos nocivos à cultura. A adubação é realizada, exclusivamente, com estrume de gado.

Essa é uma ação integrada das Diretorias de Pesquisa e Extensão Rural do IPA. Para o presidente do instituto, as novas tecnologias alternativas sustentáveis, além de garantirem maior produtividade aos horticultores, levam saúde à mesa dos consumidores que terão acesso a alimentos livres de agrotóxicos. O presidente da Associação dos produtores de Orgânicos do Distrito de Mocotó, Severino Francisco, revelou que a produção 100% orgânica tem transformado a realidade dos agricultores familiares.

“Os venenos aplicados nas plantações deveriam ser chamados de agressivos, e não defensivos. Antes eu produzia, mas não consumia porque não considerava meus próprios alimentos saudáveis. Hoje, me sinto realizado em consumi-los e comercializá-los”.

Nenhum comentário: