Do G1 PE
Uma pesquisa feita pela Fundação
Joaquim Nabuco (Fundaj) avaliou a educação em escolas de 264 cidades do
interior do Nordeste. Os pesquisadores constataram que há escolas com
desempenho abaixo do esperado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). Foram entrevistados secretários municipais, alunos, pais, professores,
conselheiros e gestores de escolas, num total de 8.352 pessoas.
A coordenadora da pesquisa, a
socióloga Cibele Rodrigues, explicou, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta
segunda-feira (4), os detalhes da pesquisa. “A ideia da gente quando foi
proposta a pesquisa era contribuir para melhorar a política. Então, era
produzir dados em que o Ministério da Educação possa ter mais conhecimento
sobre essa região, que é o Nordeste. E daí abrir o debate e contribuir, ver
quais são as lacunas, o que está sendo feito”, disse.
Especificamente em Pernambuco, a
coordenadora comentou os destaques encontrados na pesquisa. “Os municípios de
Pernambuco, 100% desses que estão na pesquisa, a indicação dos diretores é
política, a gente não encontrou nenhum em Pernambuco com eleição, desses
municípios da pesquisa”, contou.
“Tem uma coisa positiva porque tanto em termos de projeto pedagógico que é uma coisa muito importante para a escola, Pernambuco tem 100% dos municípios pesquisados, enquanto na média da pesquisa está em torno de 36% das escolas e Pernambuco quase 100%. Então isso é uma coisa positiva porque é um dado de realidade importante para as escolas”, lembrou Cibele Rodrigues.
“Tem uma coisa positiva porque tanto em termos de projeto pedagógico que é uma coisa muito importante para a escola, Pernambuco tem 100% dos municípios pesquisados, enquanto na média da pesquisa está em torno de 36% das escolas e Pernambuco quase 100%. Então isso é uma coisa positiva porque é um dado de realidade importante para as escolas”, lembrou Cibele Rodrigues.
Participaram do estudo apenas
escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a pesquisa, quando o assunto
é planejamento municipal, 71% dos pais de alunos não sabem se o planejamento
existe ou não. Quanto à escolha dos diretores, para aproximadamente 95% dos
alunos, professores, diretores e secretários, a escolha do diretor está sendo
por indicação política e 83% dos pais afirmaram nunca terem votado para
escolher o diretor.
Sobre o acesso à escola,
envolvendo transporte escolar, 10% afirmaram usar caminhão, 20% caminhonete,
76% aderiram ao programa caminho da escola, 79% usam recursos próprios para o
transporte escolar e 94% afirmaram usar ônibus. Já em relação aos programas de
incentivo à leitura dos aluno, 22% dos pais identificaram a doação de livros
para os filhos, 75% dos professores usam roda de leitura, 66% vão para as
bibliotecas e 78% dos gestores mencionaram roda de leitura como forma de
incentivar os alunos.
A coordenadora destaca a
importância dos dados levantados pelo estudo. “É uma das diretrizes do MEC que
tenha grande participação dos pais porque já existem estudos que mostram que a
participação dos pais na escola, no planejamento, o envolvimento deles, melhora
a qualidade da educação. Então a ideia é perguntar sobre isso e quanto mais
eles tiverem envolvidos, eles podem contribuir, dar sugestões”, comentou
Rodrigues.
Sobre a constatação de que os
gestores teriam indicação política, a coordenadora afirma que pode fazer
diferença no aprendizado. “Faz diferença no sentido do aprendizado democrático,
no sentido do envolvimento e comprometimento das pessoas com a gestão. Uma
gestão que é escolhida, as pessoas têm muito mais comprometimento, uma melhor
relação. Então a gente vê baixo índice quando se fala de conselho escolar,
participação baixa dos pais, dos alunos”, explicou.
Com relação a essa participação,
ainda é preciso melhorar o índice em algumas cidades. “Ainda é em torno de 50%
a participação em conselhos escolares. A gente vê que tem uma participação
maior no âmbito da escola, mas a ideia da política do Ministério da Educação é
ampliar a participação no planejamento municipal. A política discute hoje em
termos de planejamento, então a importância que os pais estejam envolvidos
nisso daí e os estudantes também”, afirmou.
Um encontro que começa nesta
segunda vai fazer com que esse estudo chegue às mãos dos responsáveis pela
educação no país. “A partir de hoje a gente está começando um seminário, hoje e
amanhã, com os secretários de educação e com técnicos das prefeituras de 143
municípios de toda a região Nordeste. Então a gente quer discutir com eles.
Também foi convidada uma representante do Ministério de Educação. Então,
pesquisadores, Ministério da Educação, secretários e funcionários, técnicos que
trabalham diretamente com isso [..] A gente vai estabelecer um diálogo para ver
quais os diálogos, quais são os caminhos”, finalizou.
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