Estado de Minas
imagem: dignow.org |
São dois
modelos comemorativos: o que lembra aquele originalmente lançado em 1962, de
solado branco e tira colorida, e o de uma cor só
Para
comemorar os 50 anos das sandálias Havaianas, a marca lança um modelo especial,
inspirado no principal marco de sua história, uma homenagem aos consumidores
que contribuíram com a trajetória da empresa.
São dois modelos comemorativos: o
que lembra aquele originalmente lançado em 1962, de solado branco e tira
colorida, e o de uma cor só, simulando aqueles de solado virado. Serão
produzidos 50 mil pares da nova sandália, que será vendida no Brasil, Estados
Unidos, Europa e em outros países. E para celebrar o momento, 100% da receita
líquida da venda dos produtos será revertida ao projeto Selo Unicef, iniciativa
do fundo voltada aos municípios brasileiros para a melhoria da qualidade de
vida de crianças e adolescentes.
A
inspiração da sandália comemorativa foi a virada da marca que aconteceu nos
anos 90, quando as pessoas tiveram a ideia de virar a sola das Havaianas para
cima, criando a sandália de uma cor só, o que precisava pra inovar e lançar as
Havaianas Top. Depois disso milhares de estampas, modelos e cores, que o mundo
todo usa foram lançados.
A marca
surgiu na década de 60, quando a Alpargatas decidiu criar um calçado acessível
ao bolso de qualquer brasileiro. Inspirada na sandália japonesa de palha de
arroz (Zori), as Havaianas chegaram ao mercado em borracha, com palmilha em
textura que reproduz o “grão de arroz” da palha. Em 1994, a marca se reinventou
com a criação da Havaianas Top, linha de sandálias monocromáticas, em cores
alegres e alinhadas com as tendências da moda.
Outro marco
foi em 1998, na Copa do Mundo de Futebol, que inspirou o lançamento das
Havaianas Copa, uma sandália com uma pequena bandeira do Brasil na tira. A Copa
acabou e os brasileiros não ficaram com a taça, mas, a pedido dos consumidores,
o modelo permaneceu com o nome Havaianas Brasil, tornando-se um produto de
referência à cultura brasileira.
Ao longo
desses anos, a marca sempre buscou novidades, criando a Havaianas Slim com
tiras finas e delicadas. A cada nova coleção, Havaianas cria aproximadamente
100 novos modelos com diferentes estampas e combinações de cores. Além disso, a
marca criou novas categorias de produtos com a marca Havaianas tais como meias,
toalhas, chaveiros, pins, além da linha de sneakers e alpargatas Soul
Collection.
Hoje, a
sandália está presente em mais de 80 países. No Reino Unido, o Espaço Havaianas
está instalado na ShoeGalleries, da Selfridges, em Londres. Na França, as
sandálias conquistaram lugar exclusivo nas lojas de departamento Courir e
Galeries Lafayette, ambas em Paris. A Espanha foi outro país onde a marca
ampliou sua presença, além de 12 shop-i-shop de Havaianas na rede de lojas El
Corte Inglês, possui loja própria em Barcelona. A marca tem ainda outras seis
lojas próprias no exterior (Londres, Paris, Nova York (Bloomingdale´s), Roma,
Barcelona e Valência).
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