Se vai arrumar as malas para cumprir alguma tarefa estabelecida pela empresa, fique atento às regras. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press |
Augusto Freitas
Quando você toma conhecimento de
que vai viajar a trabalho, qual o primeiro pensamento que lhe vem à mente?
Cumprir sua metas ou fazer aquele turismo tão esperado? Dá para realizar ambos
os planos, concorda? O fato é que as viagens corporativas nem sempre agradam a
alguns profissionais, mas para quem curte conhecer novos lugares e pessoas é um
ótimo programa.
É aí que mora o perigo. A
empolgação, às vezes, faz você esquecer certos detalhes que podem prejudicar
sua imagem dentro da empresa. A começar, é claro, pelo óbvio: você viajou a
trabalho. Seja por desconhecimento, inexperiência ou mesmo esperteza, você
acaba caindo em armadilhas que mancham sua imagem. Oitos erros clássicos,
inclusive, podem ser fatais na sua carreira (confira quais são no fim do
texto).
Hospedagem, verba da empresa,
deslocamento, alimentação… Detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas
que na sua volta podem significar até mesmo uma demissão por justa causa.
Afinal, não é por que a empresa lhe deu um cartão corporativo, uma estadia em
um bom hotel ou convites para aquela balada que você vai esbanjar. O mais
prudente, segundo especialistas, é ser moderado.
O gerente regional de vendas
Ricardo Lichirgu, 41, viaja a trabalho ao menos duas vezes por mês. Empregado
de uma empresa de rastreamento de veículos via satélite, o paulista radicado no
Recife trabalha com uma equipe de 12 pessoas em estados das regiões Nordeste e
Norte e conta que orientação é palavra de ordem nas viagens corporativas. Para
ele, dois pontos são essenciais para manter uma boa imagem.
"Creio que as despesas em
excesso e o fator bebida são os mais preocupantes para quem viaja a trabalho.
Conheço casos de pessoas que foram demitidas por que se excederam nesses
pontos", revela. Para Lichirgu, a experiência profissional mostra que o
ideal é manter um planejamento sobre as obrigações profissionais. Feito isso e
cumpridas as metas, é hora da diversão.
Mas afinal, quais são os erros
mais comuns nas viagens corporativas? Segundo especialistas de recursos
humanos, são oito os casos: gastos em excesso, bebida, despesas com
transportes, hospedagem, horários, comunicação, uso de cartão corporativo e
flertes entre funcionários. Parece bobagem e talvez você ache que se tratam de
situações normais. Até são. Só que se você “pisar na bola”, seu futuro
profissional pode ir pelo ralo.
De acordo com Lúcia Barros,
diretora da Lucre Consultoria, empresa especializada em recursos humanos,
atualmente as empresas têm dado atenção especial às regras de conduta dos
funcionários durante as viagens corporativas. “Cada vez mais as empresas têm
buscado criar processos empresariais para proteger a imagem e os valores que
acreditam. Quem não tem, está em fase de criação, até por que determinados
erros podem ser passíveis de demissão por justa causa amparada por lei”,
explica. A preocupação faz sentido.
Para começar, lembre-se que você
está sempre em avaliação, não importa o cargo e o quão você veste a camisa da
empresa. No ambiente de trabalho ou nas viagens, a conduta deve ser a mesma. E
se a empresa não tiver uma espécie de código de conduta? Aí o bom senso deve
prevalecer. E não esqueça: geralmente em eventos corporativos você pode
encontrar pessoas do mesmo nicho de trabalho. Um deslize, ainda mais em tempos
de redes sociais, pode gerar um tremendo aborrecimento.
Prudência
Na dúvida ou na ausência de
regras previamente definidas pela empresa, preze pela discrição. Dê atenção
especial a três pontos importantes: bebida, despesas e relacionamento. No
primeiro caso, a dica de analistas de RH é não exagerar, beber o suficiente
para relaxar. Ainda mais se no outro dia você tiver compromissos profissionais
logo cedo. Não deixe que o famoso "happy hour" se transforme numa
noitada.
"O mais prudente é que as
empresas criem mecanismos de educação entre os funcionários, mostrando regras
de convívio que prezem pela imagem de todos e da empresa”, reforça Lúcia
Barros. Sobre os gastos, ela destaca que atualmente as empresas têm como
comprovar se o funcionário passou da conta. "Muitas vezes baseiam pelo
valor de mercado. Se o trabalhador gastar menos do que a cota permitida, não há
problema. Basta ter planejamento".
Outra questão importante é quanto
aos relacionamentos. Algumas corporações, inclusive, orientam os funcionários a
não se envolverem com colegas de setores iguais. "Às vezes, as pessoas
esquecem que mesmo em uma viagem corporativa estão a trabalho. Orientamos os
profissionais a evitarem esse tipo de situação, até por que existem
observadores", completa Ricardo Lichirgu.
Saiba mais
Veja oito erros que você não deve
cometer nas viagens a trabalho
Horários - evite chegar atrasado
a eventos corporativos, mas ainda se o motivo for turismo. Planeje com
antecedência suas obrigações e deixe a diversão para quando finalizar suas
tarefas profissionais;
Verba da empresa - gaste o
essencial para que seu trabalho seja realizado com eficiência. Almoços e
jantares fazem parte da rotina, mas devem ser consumidos com moderação.
Lembre-se: estar com o dinheiro da empresa em mãos não quer dizer que você
torrá-lo nos melhores restaurantes da cidade;
Transporte - use a verba
destinada a este item para suprir suas necessidades profissionais. O turismo
fica por sua conta. Não peça aos taxistas para alterarem a rota da corrida para
tentar faturar um ‘extra’, se descoberto você pode ser demitido por justa
causa;
Hotel - independentemente do
“quilate” do local, evite levar acompanhantes para visitá-lo no hotel. Sua
estadia é destinada ao seu descanso. Se quer levar algum conhecido, faça quando
viajar por conta própria;
Comunicação - desligar o celular
ou não retornar as chamadas da empresa deve ser evitado. Se está com o telefone
corporativo da empresa, atenda as chamadas. Se não puder em determinado
momento, ligue assim for possível;
Cartão corporativo - se a empresa
fornecer essa ferramenta, use-a para pagar as despesas extras do contrato
durante a viagem. Baladas e gastos pessoais ficam fora dessa lista. Nunca
duvide do departamento financeiro da sua empresa: ele pode rastrear todos os
seus gastos e descobrir excessos;
Relacionamento - jamais esqueça
que você está representando a sua empresa e tem uma reputação a manter. Evite
flertar com outros profissionais do mesmo setor se estiverem no mesmo evento.
Prefira o ambiente for a do trabalho;
Bebida - fique atento ao famoso
“happy hour” e às confraternizações. Se você não tem o hábito de beber, evite
excessos e seja moderado, principalmente na presença de chefes. Gastos com
bebidas alcoólicas devem pagos por você.
Fonte: ABRH/Lucre
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