Da
Agência Estado
A
Justiça Eleitoral começou a divulgar na terça-feira (21) a campanha Voto Limpo,
por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem
estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher
candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. De acordo com
informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por
cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem
30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a
chamada Lei da Ficha Limpa, que vale
para as eleições municipais de outubro deste ano.
Os
filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de
pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As
mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas
as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os
quais o voto é facultativo.Nas eleições anteriores, as campanhas da Justiça
Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar
nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.
A
campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde houver
segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro
turno, devendo ser encerrada no dia 26. A decisão de exibir a campanha no mesmo
período da propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra
Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma
pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou que os eleitores tinham
dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que eram iniciadas 60 dias
antes do pleito.
A
escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com base no
resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco
conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular.
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