terça-feira, 23 de outubro de 2012

Série A 2012: A ingrata tabela do Leão


Do Blog do Torcedor

Restam seis rodadas. Dezoito pontos em disputa que podem salvar ou destruir uma temporada. De acordo com os matemáticos, nove clubes ainda lutam contra o rebaixamento. Desses, dois praticamente já estão na Série B em 2013. O Atlético-GO aparece com 99,9% de risco, enquanto o Figueirense, que tem um jogo a menos, tem 95,9%. Outros quatro possuem percentuais reduzidos de ameaça (Náutico, com 2,5%; Ponte Preta, com 5,3%; Flamengo, com 2,6% e Portuguesa, com 5,4%). Ou seja, a briga mais intensa contra o descenso está concentrada, atualmente, entre Palmeiras (18º, com 32), Sport (17º, com 33) e Bahia (16º, com 36).

Segundo o site Chance de Gol, especializado em projeções, o Sport é, entre os três, o clube com maior risco de queda. Mesmo com as vitórias sobre Ponte Preta e Atlético-GO, os rubro-negros possuem 85,9% de possibilidade de rebaixamento.

Um dos motivos é o fato de o Leão ter a tabela mais ingrata dos três. Dos seis próximos adversários, o rubro-negro enfrenta quatro times que estão nas sete primeiras posições. A começar pelo jogo do próximo sábado, na Ilha, contra o São Paulo (4º). Depois, o Sport ainda enfrenta o Vasco (5º), fora; o Botafogo (7º), na Ilha, e o líder Fluminense, também em casa, pela penúltima rodada. Os outros jogos são fora de casa, contra Figueirense e Náutico, no clássico que fecha o campeonato.


Por outro lado, o Palmeiras, com 80,5% de risco, terá nas três últimas rodadas, equipes que estão na metade de baixo da classificação. Pega Flamengo, fora, na 36ª rodada; Atlético-GO, em casa, na 37ª e o Santos, fora, na última. Os outros jogos do alviverde são contra Internacional (fora), e os cariocas Botafogo e Fluminense, ambos em São Paulo. Por fim, o Bahia, que aparece com 21,6% de ameaça, tem a tabela mais amena entre os três.

À exceção do próximo jogo, contra o Grêmio, em Salvador, o Tricolor de Aço enfrenta adversários sem maiores aspirações no campeonato, já que duela na sequência contra Portuguesa e Cruzeiro, fora; Ponte Preta e Náutico, em casa, e encerra contra o Atlético-GO, em Goiânia.

No returno, o Bahia também é o time com melhor aproveitamento entre os três (é o 7º), com 19 pontos somados, um a mais que o Sport (8º no quesito). O Palmeiras é o 12º colocado no segundo turno, com 16 pontos conquistados.

Os três times também se equivalem nas campanhas como mandante e visitante. Jogando em seu domínio, o Sport tem a 16ª melhor campanha, o Palmeiras é o 17º e o Bahia, o penúltimo. Porém, como visitante, os baianos surpreendem com o 7º melhor aproveitamento. Já Sport e Palmeiras possuem campanhas fracas. O Leão é apenas o 17º melhor fora de casa, enquanto o Palmeiras é o 16°.

Nenhum comentário: