quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

HÁ 127 ANOS, ERA INAUGURADO A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO




Parte 2-Final

Foto do Blog do Pilako-Maria Fumaça estação ferroviária da Vitória de Santo Antão

Diário de Pernambuco dia 09 de Janeiro de 1886

Parada de Tapera(Bonança)Foto: estações ferroviárias.com.br
“Ferrovia de Caruaru- é hoje que se inaugura o trecho desta ferrovia entre Tapera(Bonança) e a cidade da Vitória, último da 1ª  secção. O trem inaugural, levando o Exmo. Sr. Conselheiro Presidente da Província e demais autoridades e convidados, partirá às 6 horas da manhã da estação desta cidade. Amanhã começará o tráfego do novo trecho segundo o horário que tem sido publicado.”

Caixa d'Agua Tamatamirim-Usada para abastecer a Maria Fumaça-Foto: estações ferroviárias.com.br
Diário de Pernambuco de 12 de Janeiro de 1886.

“Ferrovia do Recife a Caruaru- a festa em que foi inaugurado o último trecho da 1ª secção da estação da ferrovia do Recife a Caruaru, trecho que da estação de Tapera(Bonança) à Vitória, proporcionou agradáveis momentos aos convidados da empresa contratadora.


“O trem inaugural, levando o Exmo. Sr. Conselheiro Presidente da Província  o Dr Chefe de Policia, diversas outras autoridades, representantes da imprensa e outros muitos cavalheiros, partiu da estação da Rua de São João às 09 horas do dia 09 de Janeiro, entre muitas aclamações e o ribomar de foguetes, e chegou à Vitória às 11 ½ horas, sendo saudado em todas as estações intermediárias.

Blog Mariana Amália- Estação Ferroviária década de 80
“A estação da Vitória, belo e grande edifício, que faz honra à direção da ferrovia, estava elegantemente decorada, e ali se apinhava enorme massa do povo, figurando nela as principais autoridades locais e pessoal técnico do subempreiteiro, Dr. Gonçalves Pinto. Ali, novos hurras e vivas acolheram o trem inaugural, tocando uma banda de música, e sendo atacados inúmeros foguetes.

“S. Excia. O Sr. Conselheiro Costa Pereira, depois de telegrafar aos Sres. Conselheiros Presidente do Conselho e Ministro da Agricultura, dando-lhe ciência do ato inaugural, comunicação que também fez o Sr. Dr. Aristides Galvão, engenheiro-chefe da Comissão Diretora, percorreu todo o edifício da estação e suas dependências, mostrando-se satisfeito pelo que viu. 

Em seguida, foi servido um esplêndido almoço aos convidados da festa, para os quais, às expensas do Dr. Gonçalves Pinto, fora posta uma mesa de 100 talheres num dos armazéns da estação, garbosamente enfeitado de folhas, plantas e troféus . Delicados manjares e vinhos generosos constituíram o abundante e opíparo repasto, a cuja sobremesa foram traçados numerosos brindes, sendo o de honra levantado pelo Exmo. Sr. Presidente da Província a S.M. o Imperador.

“Tocaram as bandas de música da policia e do 14° Batalhão de Infantaria.

“ S. Excia. O Sr. Conselheiro Costa Pereira, seguido de muitos cavalheiros, dirigiu-se depois do almoço para uma casa que fora preparada para recebê-lo; e daí em pós do mais simpático acolhimento por parte dos seus amigos políticos, tomando um carro foi percorrer a cidade, visitando os seus principais edifícios, como as igrejas Matriz e do Rosário, o cemitério, a feira, etc. etc.

“Também a maior parte dos convidados da festa percorreu a cidade, que, como ficou dito, estava vistosamente decorada.
Regressando à aludida casa, S. Excia. O Sr. Conselheiro Costa Pereira foi obsequiado com um suntuoso lunch, que lhe haviam preparado os seus amigos, e em cujo curso foram trocados muitos brindes, reinando a maior cordialidade.

“Às 5 e ½ da tarde S. Excia. E todos os demais convidados dirigiram-se para a estação, e às 6 horas, entre novas aclamações e saudações, partiu o trem inaugural para o Recife, onde chegou pouco depois das 8 horas da noite.

“Todo os convidados da festa voltaram satisfeitos pelas atenções e delicada cortesia de que foram objeto por parte de todo o pessoal superior quer da administração oficial, quer dos empregados da ferrovia.



Ponte de Gaiola - Foto do Grito da Juventude
Ponte de Gaiola - Foto do Grito da Juventude
“O trecho aludido, que tem o desenvolvimento de 12 quilômetros tem uma obra d’arte: é a ponte(conhecida como ponte de Gaiola) sobre o rio Itapacurá, a qual tem 30 metros de vão.

Foto atual da Estação

“A estação da Vitória é elegante e bela e acha-se inteiramente concluída, tendo um grande armazém para mercadorias, com cerca de 200 metros quadrados.

“A linha, em diversos pontos do trecho, foi construída em cortes abertos em 
rocha viva, sendo a principal na garganta do porco.”


Foto ilustrativa do girador que havia na estação ferroviária da Vitória
Obs: O chamado girador encontra-se hoje soterrado em baixo da feira colocada na estação ferroviária.

Fonte:Texto oriundo do livro História da Vitória de santo Antão do Professor José Aragão.

Postado por Johnny Retamero.
          

Nenhum comentário: