quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HÁ 59 ANOS ERA INAUGURADA A PRAÇA DA RESTAURAÇÃO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO




 
Manoel de Holanda Cavalcanti





Quem governava o município era o senhor MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI (1951-1955). De 10 a 24 de janeiro de 1954, foi comemorado em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, o TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO, brilhantemente comemorado na nossa cidade, encerrando as comemorações com a inauguração do monumento a ANTÔNIO DIAS CARDOSO, erguido no centro da PRAÇA 3 DE AGOSTO, o homenageado foi SARGENTO-MOR, depois MESTRE DE CAMPO, bravo militar português, foi ele o estrategista da BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS, cujo êxito foi decisivo para a sorte de nossas armas.


Na coluna que o sustenta, lê-se a seguinte legenda: “COMEMORANDO O TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA, FOI CONSTRUÍDA ESTA PRAÇA, INAUGURADA EM 24 DE JANEIRO DE 1954, SENDO PREFEITO O SENHOR MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI, COM ESTE MONUMENTO, HOMENAGEM DO POVO VITORIENSE AO SARGENTO-MOR ANTÔNIO DIAS CARDOSO, O CONSTRUTOR DA VITÓRIA NAS TABOCAS”.




Busto de Antônio Dias Cardoso


Portanto são 59 anos de história de uma praça que é uma das mais belas de Pernambuco, que não podem ser desprezada.


OBS: Esta praça tinha o nome de Ambrósio Machado, depois Restauração e hoje tem como nome oficial 3 de Agosto, mas é conhecido popularmente como praça do jacaré.

Fonte: História da Vitória de Santo Antão-Professor José Aragão

Por Johnny Retamero

Um comentário:

Diego Felipe Ramalho disse...

interessante como 90% das praças eram mais bonitas antigamente