quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HÁ 59 ANOS FOI COMEMORADO O TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO



 TRICENTENÁRIO DA RESTAURAÇÃO PERNAMBUCANA - PARTE 3 - FINAL




24 DE JANEIRO DE 1954 – Dia da comemoração oficial do evento. Pela manhã, partiu da cidade, em direção no Monte das Tabocas, grande caravana levando, em triunfo, a imagem de N.S. de Nazaré ao seu Santuário, integrando o cortejo o Tiro de Guerra 158 e a Banda Musical 3 de Agosto.

 
DOM JOÃO BATISTA PORTOCARRERO COSTA

Em frente à Capela, foi celebrada missa por Dom João Batista Portocarrero Costa, Bispo-Coadjutor de Olinda e Recife, que, ao evangelho, pronunciou sermão gratulatório, irradiado para todo o Brasil pela Rádio Clube de Pernambuco.

Após a missa, foi içada no Monte a Bandeira Nacional, prestando o Tiro de Guerra às continências do estilo e tocando a Banda o Hino Nacional. Em seguida, na sala da escola ali existente, foi inaugurado o retrato de João Fernandes Vieira, oferta do Instituto Histórico, pela palavra de seu orador, Dr. Olavo de Holanda Cavalcanti.




Uma esquadrilha do AERO-CLUBE DA VITÓRIA sobrevôo o Monte em constantes evoluções.

Às 15 horas, grande concentração cívica se realizou na Praça 3 de Agosto, onde se viam elementos de destaque não só da sociedade local como da Capital e de municípios vizinhos.

Em coretos, as Bandas Musicais de Belo Jardim, de Nazaré da Mata e da Vitória de Santo Antão, executaram peças selecionadas do seu repertório, achando-se a praça ornamentada com bandeiras, escudos e galhardetes, que realçavam as obras ali executadas pelo governo municipal no seu ajardinamento.

O busto do Sargento-mor Antônio Dias Cardoso, o estrategista da batalha das Tabocas, achava-se coberto com a bandeira nacional.



Dr. JOÃO CLEOPHAS DE OLIVEIRA

Às 16 horas, o Dr. João Cleophas de Oliveira, ilustre filho da Vitória, então Ministro da Agricultura, descobriu o Monumento a Dias Cardoso e declarou inaugurada a Praça da Restauração.


PREFEITO MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI

Usaram da palavra o prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti, o Dr. Célio Meira, orador oficial da solenidade, e o Ministro João Cleophas de Oliveira. Em seguida, desfilaram perante o palanque oficial e pela cidade, o Tiro de Guerra 158, os educandários, as sociedades classistas e esportivas, puxados e acompanhados pelas Bandas Musicais.

Dr. Gilberto Osório de Andrade
Às 20 horas, o governo municipal ofereceu lauto banquete às autoridades e representações, usando da palavra o Dr. José Antônio de Souza Ferraz, Juiz de Direito, saudando o Governador do Estado, representado pelo Dr. Gilberto Osório de Andrade;


PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

O Prof. José Aragão, saudando o escritor e historiador Dr. Luis da Câmara Cascudo, em nome do Instituto Histórico, e os homenageados, agradecendo.


Dr. LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Às 22 horas, na sede do Clube Vassouras, à Praça 3 de Agosto, tinha início o baile de gala, promovido pelo governo municipal em homenagem aos ilustres visitantes.

Assim terminaram as grandes festas comemorativas do tricentenário da Restauração Pernambucana na cidade da Vitória, cujo nome exalta o prelúdio da campanha restauradora, iniciada a 3 de Agosto de 1645, no Monte das Tabocas.

Fonte: História da Vitória de Santo Antão-Professor José Aragão

Postado por Johnny Retamero

Nenhum comentário: