sábado, 12 de janeiro de 2013

Lavagem das escadarias do Bonfim faz 30 anos neste domingo

São comemorados os 30 anos da lavagem em 2013
Foto: JC Imagem/Arquivo


Catolicismo e candomblé se unem neste domingo (13) na lavagem das escadarias do Bonfim, no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. Há 30 anos, a cerimônia, feita com água de cheiro e flores para que o ano seja de boas vibrações, abre o período carnavalesco na cidade.

Pais e filhos de santo, além de mais de 40 baianas, participam da lavagem, que tem uma novidade este ano: não será realizada na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim como de costume, já que a capela está fechada para reforma, passando para o adro da Igreja da Sé, terreno que fica em frente ao templo. A cerimônia está marcada para as 16h.

A lavagem é feita para pedir paz para o ano que começa
(Foto: Divulgação)

 Com expectativa de receber 25 mil pessoas além dos religiosos, a cerimônia começa ainda pela manhã, no Alto da Sé, quando os dois andores com a imagem do Senhor do Bonfim são preparados para o cortejo, que seguirá até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Jardim Brasil, em Olinda.

Mais de 40 baianas levam os vasos com água de cheiro e flores
(Foto: Alexandre Auler/JC Imagem)

 O percurso da caminhada começará na Ladeira da Sé, seguindo pela Rua do Bonfim até a igreja de mesmo nome. Depois de uma parada para homenagens, a procissão continuará por um trecho da Ladeira da Misericórdia, passando pelos Quatro Cantos e indo pela Rua do Amparo. Do Largo do Amparo, seguirá pela Guadalupe, pegando a Joaquim Nabuco e cruzando a Avenida Pan Nordestina (a PE-15).

Na chegada a Jardim Brasil, por volta das 20h, onde fica o terreiro, o babalorixá Tata Raminho de Oxossi e o pai pequeno da casa Jorge de Bessen iniciarão uma série de orações pedindo proteção e bênçãos. O encerramento deverá ser por volta das 21h, com o batuque de 60 músicos do Afoxé Povo de Ode, que também acompanharão o cortejo pelo Sítio Histórico.

HÁ 30 ANOS - A cerimônia de lavagem da Igreja do Bonfim é realizada sempre no primeiro domingo após a Queima da Lapinha, símbolo do fim do ciclo natalino. "É quando o ano começa de verdade", explicou o babalorixá. De acordo com Raminho, a lavagem é feita para pedir paz para o ano que começa.

PRÉVIA - A folia pré-Carnaval já toma conta das ladeiras do Sítio Histórico mesmo antes das bênçãos da lavagem do Bonfim. Desde o início de janeiro, Olinda começou a "ensaiar" para os dias de Momo.

No dia da cerimônia, é a vez do Bloco Batuketu fazer sua primeira prévia no Ribeiro Recepções, que fica ao lado da instituição de ensino Focca. A concentração acontece a partir das 12h do domingo e a caminhada segue pela Rua Prudente de Moraes, continuando pelos Quatro Cantos e ruas do Amparo e Guadalupe.

Do NE10

Nenhum comentário: