Alemão perde ponta para Webber no início, mas ignora ordens
da RBR, dá o bote sobre companheiro nas voltas finais e causa mal estar na
equipe
Em um GP da Malásia recheado de trapalhadas, quem errou
menos levou a melhor.
Sebastian Vettel viu Fernando Alonso abandonar logo na
segunda volta após insistir em ficar na pista com a asa da Ferrari quebrada,
viu também Lewis Hamilton, hoje na Mercedes, pagar um mico daqueles ao tentar
parar nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren.
O alemão da RBR também aprontou
das suas. Parou muito cedo para colocar pneus de pista seca e perdeu a
liderança para Mark Webber. Mas recuperou a ponta após um lindo duelo com o
australiano nas voltas finais, para vencer a corrida e assumir a liderança do
campeonato, com 40 pontos.
Felipe Massa foi outro que não passou ileso à movimentada corrida
no circuito de Sepang. Viu suas chances de vitória irem embora logo nos
primeiros metros, ao largar mal e despencar para sexto. No fim, ainda recuperou
uma posição e terminou em quinto.
Saia justa entre dupla da RBR
E a "briga" entre a dupla da RBR continuou fora da
pista. Apesar da dobradinha, saia justa entre Vettel, Webber e os funcionários
da equipe austríaca. Vencedor, o alemão manteve o semblante sério após a prova
e ouviu reclamações de Webber. No pódio, os dois esboçaram sorrisos
constrangidos e sequer se cruzaram ao estourar o champanhe. O clima ruim tinha
explicação. Vettel ignorou ordens da RBR de segurar o ritmo e não ameaçar o
australiano para popuar pneus, partiu para cima e arrancou a vitória do
parceiro. A atitude de Vettel deixou o Webber irritadíssimo. O piloto disparou
contra a RBR e o alemão, que pediu desculpas.
O único que tinha motivos para celebrar no pódio foi
Hamilton, seu primeiro pela Mercedes. E por falar no time alemão, Hamilton e
Rosberg também protagonizaram uma bela disputa entre companheiros até o chefe
do time Ross Brawn interferir e mandar a dupla “levar os carros para casa”.
Duelo que também rendeu pano para manga. Rosberg não ficou nada satisfeito com
a interferência de Brawn e disse que “guardaria o episódio” para usar a seu
favor no futuro.
Em um domingo em que nem vencedor teve muitos motivos para
sorrir, foi grande o número de pilotos decepcionados. O primeiro deles foi Alonso.
O dia que era de comemoração pelo seu 200º GP, se transformou em fiasco. O espanhol abandonou na segunda volta, após
um erro primário, quando teimou em ficar na pista, com o bico da Ferrari
quebrado.
Jenson Button foi outro que deve ter ficado chateado. Depois
de perceber, na Austrália, que o carro da McLaren não era tão competitivo, o
britânico andou bem em Sepang. Figurou entre os cinco primeiros e chegou a
liderar rapidamente antes de uma das paradas nos boxes. Mas um erro da equipe
em seu pit stop acabou com as chances de um bom resultado.
A Force India também saiu frustrada. Após uma estreia
promissora na Austrália, os dois pilotos da escuderia enfrentaram problemas em
seus pit stops e, por motivo de segurança, seus carros precisaram ser
recolhidos.
A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril para o GP da China.
Massa larga mal e cai para sexto
As esperanças de vitória para Massa acabaram cedo. O
brasileiro não largou bem, foi superado por Alonso, e ainda despencou para
sexto nas primeiras curvas. Mas a boa partida do espanhol não adiantou nada.
Ele danificou a asa dianteira ao tocar levemente na RBR do pole Vettel. Com o
bico quebrado, insistiu em permanecer na pista, mas a peça quebrou de vez na
reta principal na abertura da segunda volta. Alonso foi parar na brita e
abandonou a prova (veja no vídeo abaixo)
Sem chuva, a pista secava rapidamente e o até então Vettel
resolveu parar na quinta volta. Mas a opção se mostrou precoce demais. Com
dificuldades para guiar em um asfalto ainda úmido, o alemão perdeu diversas
posições. Quem se deu bem foi Mark Webber, que esperou algumas voltas para colocar
os compostos duros e tomou a liderança do companheiro de RBR.
Hamilton entra nos boxes da McLaren
Na primeira rodada de pit stops, uma cena antológica: por
força do costume, Lewis Hamilton parou nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren.
Apesar o mico, o britânico ainda voltou em terceiro, seguido por Rosberg,
Button e Hulkenberg. Nesse momento, Massa era apenas em sétimo.
Na 14ª volta, Pastor Maldonado fez o seu já tradicional
passeio fora da pista. Ele danificou o bico da Williams e caiu para último. A
11 voltas do fim, o venezuelano faria outra visita na brita, dessa vez para
abandonar definitivamente.
Apesar de estar com pneus duros, teoricamente os mais
resistentes, Webber precisou fazer uma segunda parada precoce na 19ª volta. A
liderança ficou momentaneamente com Vettel, mas voltou para o australiano após
o alemão ir para os boxes. Após seu pit stop, Massa retornou à pista em sétimo,
mas logo ganhou a posição de Hulkenberg e subiu para sexto. Após a segunda rodada de paradas, a ordem era
a seguinte: Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e Massa.
A corrida chegava à metade de suas 56 voltas. Os carros da
RBR e da Mercedes possuíam ritmos muito semelhantes. A diferença entre o líder
Webber e o quarto Rosberg era de menos de dois segundos. Nesse momento, Vettel
se aproximou muito do australiano e pediu à equipe, pelo rádio, para o
companheiro deixá-lo passar. A RBR respondeu: “Tenha calma, você ainda está na
metade da corrida”.
Do pelotão da frente, Hamilton foi o primeiro a fazer seu
terceiro pit stop. E na hora de entrar nos boxes, por pouco não acertou a RBR
de Vettel. O alemão parou duas voltas, viu seu carro dar uma leve engasgada
depois do pit e acabou voltando atrás do inglês da Mercedes. Nesse meio tempo,
Webber também trocou pneus e voltou atrás de Button, que ainda não tinha feito
o terceiro pit. O australiano fez a ultrapassagem sobre o piloto da McLaren
para reassumir a ponta na 35ª volta.
A esperança de Button conseguir um bom resultado com o fraco
carro da McLaren durou pouco. No pit stop, a roda dianteira direita não foi
colocada corretamente e o piloto parou metros depois, ainda nos boxes. Os
mecânicos recolheram o carro, corrigiram o problema e mandaram Button de volta
à pista, em 14º. Melhor para Massa, que ganhou mais uma posição e subiu para
quinto.
Na ponta, Webber abria boa vantagem, de 4s para o
companheiro Vettel, enquanto o alemão também conseguia se afastar da dupla da
Mercedes.
Vettel e Webber travam belo duelo
Na 43ª volta, Vettel fez seu quarto e último pit stop.
Webber parou uma passagem depois e retornou imediatamente à frente de seu
companheiro. Na sequência, a dupla travou um lindo duelo, disputando, uma série
de curvas lado a lado. O tricampeão mundial mostrou ousadia e levou a melhor,
reassumindo a ponta. Um pouco mais atrás, outra bela briga entre parceiros de
equipe. Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton duas vezes, mas levou o troco.
Pelo rádio, disse que estava mais rápido e que o inglês deveria deixa-lo passar
para ele tentar alcançar os carros da RBR. O chefe da equipe, Ross Brawn, negou
o pedido e ainda mandou Rosberg parar de tentar a ultrapassagem.
Após 4º pit, Massa
escala pelotão
Enquanto isso, Massa passava um sufoco para conseguir a
quinta posição. Após o quarto pit stop, voltou em oitavo e precisou superar, na
pista, Grosjean e Raikkonen, da Lotus, que fizeram uma parada a menos, além de
Pérez, da McLaren, que fez a quarta parada apenas na penúltima volta.
Depois de superar Webber, Vettel ficou com pista livre para
acelerar e abrir vantagem. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro, quatro
segundos à frente do companheiro. Hamilton cruzou a linha de chegada em
terceiro, seguido de perto por Rosberg.
Confira o resultado final do GP da Malásia (56 voltas):
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a
12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a
12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a
25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico
Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a
72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a
88s6
12- Esteban
Gutierrez (MEX/Sauber) - a
1 volta
13- Jules
Bianchi (FRA/Marussia - a
1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a
1 volta
15- Giedo van der
Garde (HOL/Caterham) - a
1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a
2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di
Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m39s199
Do Globo.com
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