sábado, 2 de março de 2013

HÁ 110 ANOS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NASCIA A PRIMEIRA ELEITORA DE PERNAMBUCO



Martha de Holanda Cavalcanti nascida na Vitória de Santo Antão no dia 2 de março de 1903, casada como poeta e historiador José Teixeira de Albuquerque.




JOSÉ TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE

Marta filha do farmacêutico Nestor de Holanda Cavalcanti e dona Matilde de Aragão Rabelo de Hollanda Cavalcanti, foi à única mulher a cursar o normal médio, a primeira mulher a conquistar o titulo de eleitor em Pernambuco, o que marcou sua história foi a Cruzada Feminista Brasileira foi candidata a deputada em 1933. O seu livro “O Delírio do Nada” grande sucesso.


NESTOR DE HOLANDA CAVALCANTI(Pai de Martha)


MALTILDE DE ARAGÃO RABELO DE HOLLANDA CAVALCANTI(Mãe de Martha)

A vida intelectual de Martha teve inicio em 1928, sua obra literária era vasta como em revistas, almanaques, magazines, jornais e etc.
É curioso citar que Martha na sua juventude depilava as pernas e axilas e fazia questão de mostrar a todos e por isso era alvo de muitas criticas, já hoje tido como higiênicas, em seu casamento colocou um menino nu para levar as alianças, o padre ficou horrorizado.
Martha de Holanda morreu no dia 24 de de junho de 1950.


Dra. Diva Holanda(Prima de Martha)

A Escola Weigélia Galvão tem o competente professor Johnny Retamero que teve a iniciativa de criar o projeto aula de Campo Interdisciplinar II, onde decidiu homenagear Martha de Holanda, com os alunos das 8ª series da escola Wegélia Galvao no dia 9 de junho de 2010. 

O professor Johnny levou seus alunos a antiga farmácia da família Hollanda situada na rua Prefeito João Cleofas de Oliveira próxima a praça Duque de Caxias ao lado da aliança de Ouro, guiados pela Dra. Diva Holanda mostrou todo o antigo casarão de sua família com uma notável explicação, o casarão tem muitos cômodos e alguns em reforma com sua arquitetura da época e além de portas e janelas, o piso ainda é época.


Os alunos atentamente ouvindo e perguntando sobre tudo e Dra. Diva contando a sua luta incansável para proteger e preservar o Patrimônio Histórico de sua família e da cidade da Vitoria de Santo Antão.


Por Elivelton Alysson
Fontes pesquisadas
Livro de História da Vitoria de Santo Antão
Relatos da família Hollanda.
Com a assistência do Professor Johnny Retamero

Um comentário:

Anônimo disse...


meu amor muito bem você esta de parabéns aplicado como sempre te admiro e sou sua fã beijos de sua ex professora andréa silva