quarta-feira, 27 de março de 2013

'NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA POLÍTICA AFETA MINHA RELAÇÃO COM LULA', DIZ CAMPOS

Do G1 PE

veja.abril.com.br
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), comentou, nesta quarta-feira (27), a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que candidaturas como a do socialista e da ex-ministra Marina Silva "engrandecem o processo democrático brasileiro".  As declarações de Campos foram dadas durante uma solenidade, no Recife, onde houve a entrega de 70 viaturas para um programa de segurança pública.

"A fala do presidente Lula nos deixa confortado. De certa forma, emociona a mim, meus amigos, minha família, pela forma larga como ele sabe distinguir o que é processo político das relações pessoais", disse. "Eu sempre disse que nenhuma circunstância política haveria de afetar a minha relação pessoal de respeito, de admiração, ao brasileiro, ao presidente em quem votei, a quem servi como ministro. Eu tenho o dever de agradecer as palavras tão gentis dele", completou. Lula fez a afirmação em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico.

Sobre a situação da Medida Provisória 595, a chamada MP dos Portos, que pode transferir a administração do Porto de Suape para a esfera federal, Campos mostrou-se otimista. "Eu já estive no Congresso alguns anos e vi se construir consenso em coisa muito mais complicada. Daqui para a votação, muita coisa vai acontecer" afirmou.



Na terça-feira (26), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, já havia dito que não há "ilhas de excelência" no Brasil, referindo-se ao pleito do governador para retirar Suape da lista dos atingidos com a medida.
O socialista também foi incisivo nas críticas à atuação do governo federal na condução das ações relacionadas à seca no Nordeste. Campos cobrou mais atenção à situação dos agricultores familiares. "Na hora em que a gente está emprestando dinheiro subsidiado a grandes grupos econômicos, a gente tem que ter a coragem de pegar a agricultura familiar. Não estamos lastreando recursos para animar a economia, a juros negativos? Isso não tem custado ao tesouro nacional? Acho que esse mesmo dinheiro deve custear uma anistia à agricultura familiar", aponta.


Segurança
Eduardo Campos participou de solenidade, no Recife, onde houve a entrega de 70 viaturas para o programa Patrulha nos Bairros. Durante o discurso, o socialista usou um tom político ao ressaltar sua gestão em Pernambuco como um modelo para o país no que diz respeito à segurança pública.
Para o governador, a área não teve, a nível nacional, tantos avanços como na saúde e na educação. "Não existe ainda um sistema único de segurança pública", disse. E completou: "Temos diante de nós o desafio de consolidar, com a experiência de Pernambuco, um grande debate nacional".

Nenhum comentário: