quinta-feira, 4 de abril de 2013

FESTIVAL PERNAMBUCO EM DANÇA MISTURA DIFERENTES RITMOS DO ESTADO

Do G1 PE

mariscoventania.blogspot.com
Cento e vinte e dois grupos pernambucanos se apresentam, até o fim de maio, na 13ª edição do festival ‘Pernambuco em Dança’, que acontece no Recife e alguns municípios do interior. O evento vai apresentar grupos com estilos e técnicas de diferentes tipos de dança.  A abertura oficial aconteceu na noite desta quarta-feira (3), no Teatro de Santa Isabel, área central do Recife.

O organizador do evento, Fred Salim, afirma que a grande ideia do festival é a mistura. “São muitos estilos. Moderno, contemporâneo, grupos de dança de academia, de comunidade. Essa é a nossa filosofia”, diz. O primeiro grupo a subir ao palco nesta primeira noite foi o Ballet de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), com o espetáculo ‘Sons da África’. O grupo tem 62 anos de história, apresentação em 33 países e 50 prêmios, alguns internacionais. O homenageado do festival neste ano é o fundador do grupo, Ubiracy Ferreira. “Eu achei bom ter sido aqui porque foi onde iniciei as danças afro-brasileiras”, destaca o fundador.

Antes de se apresentar, o nervosismo é inevitável. Nos camarins, os 45 dançarinos do grupo se confundem na correria da preparação. “Eu não como, durmo pouco, então é impossível um de nós não estar nervoso. Do iniciante ao mais velho, todo mundo está nervoso”, confessou a bailarina do Bacnaré Raquel Araújo, que nem com os 30 anos de experiência na dança consegue ficar relaxada.

Na cerimônia, bailarinas de dança do ventre também foram lembradas. “Para nós, que lutamos muito para elevar a dança do ventre para o nosso estado, é uma homenagem maravilhosa”, afirmou a dançarina Hanna Costa, uma das homenageadas especiais.

Quem viu só conseguiu elogiar a iniciativa. Para o frei Joaquim Luiz, a cultura se destaca e ganha um valor ainda maior. “É bom porque amplia. Ao mesmo tempo, nós redescobrimos os valores da cultura pernambucana”, afirma o espectador. A mostra não-competitiva segue até o dia 26/05, sempre às 19h, e os ingressos custam R$ 10, preço único.


Programação
3 de abril - Teatro de Santa Isabel
9 e 10 de abril - Teatro Barreto Júnior
17 de abril - Teatro Hermilo Borba Filho
18 e 19 de abril - Teatro Apolo
23 e 24 de abril - Teatro Luiz Mendonça
25 e 26 de abril - Vitória de Santo Antão
29 de abril - Pátio de São Pedro
11 e 12 de maio - Paudalho
16 e 17 de maio - Bezerros
18 e 19 de maio - Santa Cruz do Capibaribe
25 e 26 de maio - Alto José Bonifácio

Nenhum comentário: