quinta-feira, 18 de julho de 2013

Blog do Magno Martins: coluna da quinta-feira

COM SERRA E AÉCIO, MARINA AGRADECE - Numa conversa, ontem, em Brasília, com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o marqueteiro pernambucano Marcelo Teixeira, da Makplan, saiu convencido de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, disputa, mais uma vez, o Palácio do Planalto.

Serra sinaliza, segundo relato de Freire a Teixeira, para a disputa por uma nova legenda, estando, assim, com os dias contados no PSDB, partido que já tem um candidato em campanha: o senador mineiro Aécio Neves.

Duas legendas estão sendo analisadas por ele: o PSD e o PPS, sendo a primeira a preferida. Serra ficaria mais a vontade do PSD pelo fato de o partido estar sob o controle de um velho aliado – o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

E o que mudaria na sucessão presidencial? Para Marcelo Teixeira, as oposições só tendem a ganhar com o ingresso de Serra, porque o ex-governador tem forte inserção no eleitorado do Sudeste, especialmente em São Paulo, garantindo, portanto, a realização do segundo turno.

Quem fica com uma pulga atrás da orelha com esse fato novo é Aécio, porque ganharia um forte concorrente no bloco oposicionista. Serra tira os votos preciosos que Aécio precisaria em São Paulo para ir ao segundo turno.

Marina Silva, que não tem ainda legenda para concorrer, provavelmente venha a ser a mais beneficiada com a divisão, porque assistiria de camarote uma briga entre Serra e Aécio, uma vez que seu eleitorado, hoje em torno de 20%, segundo a última pesquisa CNT, é diferenciado, sem o mesmo perfil daqueles que preferem Serra ou Aécio.

COM DILMA – Na passagem por Brasília, Marcelo Teixeira ouviu, também, da parte do ministro do Trabalho, Manoel Dias, com quem tem uma boa relação, que o PDT está fechado com a reeleição da presidente Dilma. Na condição de secretário-geral do PDT, Dias controla o partido com mão de ferro ao lado do presidente da legenda, o ex-ministro Carlos Lupi. Se Eduardo Campos alimentada esperanças de contar com o apoio do PDT que cuide de cair na real.

FRIO NA BARRIGA – O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, levou um tremendo susto, ontem, em Caruaru, quando o avião que o transportava não conseguiu pousar por causa do tempo fechado. O piloto ainda tentou, mas a pedido do ministro, arremeteu e regressou para Brasília.


INGRESSOS PARA COPA – Convidado pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o diretor-presidente do PROCON-Recife, José Neves, embarcou, ontem, para Brasília para uma reunião sobre a venda de ingressos da Copa do Mundo, que já começa em setembro próximo. Os Procons de todo o País serão orientados como proceder em relação a reclamações sobre venda e preços.

PEGOU AR – O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, cancelou sua presença, hoje, na solenidade de doação ao Governo do Estado de 25 mil toneladas de milho pela Conab. Tudo porque fora informado que o governador Eduardo Campos não estaria no evento, programado para as 10 da manhã, no porto do Recife. O produto será repassado aos criadores do Sertão.


FIM DE RECESSO
O deputado Gonzaga Patriota (PSB) defende que o Congresso acabe com o recesso parlamentar de julho. “Deputados e senadores têm que ser iguais a qualquer trabalhador, com direito apenas a um mês de férias”, diz ele. A proposta já tem o aval, segundo Patriota, do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.   






CURTAS

FIM DAS BALAS – Por causa das sequelas provocadas pelo uso de balas de borracha, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) abriu uma frente para abolir o seu uso. Segundo ele, a Comissão Europeia recomenda a proibição, devido a mortes e danos considerados irreversíveis.

DISTÂNCIA DELES – Deputados do PMDB do Paraná reclamaram ao vice-presidente Michel Temer que a presidente Dilma esteve naquele Estado para entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, mas não convidou nenhum parlamentar para acompanhá-la.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Aécio desiste da disputa se Serra for candidato ao Planalto pelo PSD?


'Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro'. (Provérbios 22-1)

Nenhum comentário: