domingo, 7 de julho de 2013

Vitória e outros municípios aguardam Adutora de Tapacurá

Do Blog do Jamildo

As obras da Adutora de Tapacurá, no distrito de Bonança, em Moreno, Região Metropolitana do Recife, podem ficar prontas antes do prazo previsto, que é de 18 meses. A afirmação é do presidente da Compesa, Roberto Tavares, que visitou a construção nessa sexta-feira (5) junto com o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

“A obra está com um bom ritmo, já adquirimos todos os tubos e vamos antecipar a conclusão para março de 2014”, adianta Tavares.

A Adutora de Tapacurá é a principal intervenção do projeto que irá reforçar o abastecimento de água de Vitória de Santo Antão e de Bonança. A adutora terá 27 quilômetros de extensão partindo da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a cidade de Vitória de Santo Antão, onde essa água será tratada e distribuída. Quando concluído, o sistema irá produzir 300 litros de água por segundo e irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas cidades até o ano de 2030.


A obra da Adutora de Tapacurá irá contemplar quase 200 mil pessoas, Foram assentados até agora 7,2 km de tubulação, o que corresponde a 26% da obra concluída. O novo sistema adutor receberá ainda uma estação de bombeamento flutuante no lago da barragem de Tapacurá e outro sistema de bombas com cinco equipamentos, sendo quatro para operação e um de reserva.

Nenhum comentário: