segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Do Blog do Magno Martins: coluna da segunda-feira

CAMPANHA PARA DILMA - Experiente e sagaz como é, o governador Eduardo Campos (PSB) não deve aparecer, hoje, em Gravatá, para abrir o encontro de quatro ministros de Dilma com prefeitos. Na realidade, a reunião pode até parecer administrativa, mas seu conteúdo é de campanha eleitoral.

Tem relação com a sucessão presidencial. Quatro ministros de peso, a começar por quem coordena a área política, Ideli Salvatti, não se deslocariam ao Estado numa segunda-feira para ouvir choradeira de prefeitos em dificuldades com os cortes sistemáticos do FPM.

A caravana dilmista chega com uma missão: desmistificar o discurso de Eduardo. Mostrarão que tudo que foi feito em Pernambuco, seja em relação às obras estruturadoras ou em investimentos privados, como a recente decisão da Fiat, de abrir uma montadora em Goiana, foi fruto de uma decisão da União.

Primeiro, pelo tratamento diferenciado do ex-presidente Lula, que escolheu o Estado como sede da refinaria. Depois, o empenho da própria presidente Dilma em dar continuidade aos investimentos, mesmo depois do rompimento do governador, que entregou os cargos que o PSB ocupava no Governo, assumindo, consequentemente, um discurso mais crítico e de independência.

O encontro, portanto, tem o único objetivo de carimbar Lula e Dilma como os grandes feitores do Estado, sugerindo que a publicidade de Eduardo é falsa, quando tenta dissociar o Governo Federal de tudo que foi e vem sendo feito em Pernambuco.

Mais do que isso, Dilma quer minar a força de Eduardo, tentando atrair para o seu palanque prefeitos que estão comprometidos com a candidatura do governador ao Planalto, independente de filiação partidária, num Estado em que existe uma ampla maioria filiada ao PSB.

HOMENS DO ANO– Se faltar mesmo ao encontro de hoje em Gravatá, o governador alegará que já tinha agenda para cumprir fora do Estado. Ele confirmou presença na festa “Homens do ano”, promovida pela revista IstoÉ, em São Paulo, quando, na oportunidade, será homenageado ao lado de outros figurões da cena nacional política, empresários, empreendedores e artistas.

MURO DE LAMENTAÇÕES– A duplicação da BR-104, no trecho que liga Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe, virou um tremendo muro de lamentações na região. Sequer foi concluída, mas a parte liberada para o trânsito se dissolveu feito Sonrisal e várias placas estão sendo trocadas.



PAU NOS CORTES – Caberá ao presidente da Amupe, José Patriota (PSB), fazer o mais duro pronunciamento na reunião de quatro ministros de Dilma, hoje, em Gravatá, com prefeitos. Aliado do governador, Patriota vai retratar o drama vivido pelos municípios em consequência da política de cortes do Fundo de Participação – FPM.

BOA SACADA- Segundo o jornalista Otávio Cabral, de Veja, Dilma vai notificar todos os sites, blogs e perfis em redes sociais que usam o seu nome para que deixem claro a seus leitores que não falam de forma oficial em nome dela. O objetivo é evitar problemas durante a campanha eleitoral, como ofensas a adversários.


SEM CONVENCER
A ministra Ideli Salvatti, que estará, hoje, em Gravatá, ainda não deu duas explicações: o uso de helicópteros do Samu em agendas políticas e o pedido de informação sobre as licenças concedidas ao marido, Jefferson Figueiredo, subtenente do Exército. Colegas de Figueiredo alegam que ele é privilegiado nas folgas.





CURTAS

RECUPERADO – O deputado Inocêncio Oliveira voltou de São Paulo animado com as notícias dadas pelo seu médico, que acompanha o longo tratamento de recuperação do seu joelho: não será preciso fazer uma nova cirurgia e está liberado para andar nas bases até com botas de sete léguas.

PRESÍDIO – A Câmara de Itaquitinga promoveu audiência pública sobre o atraso nas obras do presídio que o Estado está construindo na cidade em parceria com a iniciativa privada, mas os vereadores ficaram indignados com a postura do representante do Governo, que abandonou a sessão sem se pronunciar.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Tadeu Alencar vai ser o olheiro do Estado na reunião dos ministros com prefeitos hoje em Gravatá?


'O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos'. (Provérbios 17-22)

Nenhum comentário: