sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Do blog do Magno Martins: coluna da sexta feira

O TEMPO MANDA ANTECIPAR - Muita gente não entendeu a razão de o governador Eduardo Campos ter acelerado o processo de escolha do seu candidato à sucessão, especialmente os que conhecem a teoria do ex-senador Marco Maciel, de que quem tem prazo não tem pressa.

Há uma explicação lógica, entretanto. Com data marcada para deixar o Governo em 4 de abril, Eduardo quer se dedicar de corpo e alma ao projeto presidencial tão logo se afaste. Sendo assim, só restariam a ele dois meses – fevereiro e março – para percorrer todas as regiões do Estado apresentando o seu candidato.

Esta é a principal justificativa dada por ele com quem trata de sucessão estadual nos últimos dias. O tempo será o grande adversário de Eduardo. Como dividir a sua agenda presidencial no País com a de principal cabo eleitoral no Estado? Alguém pode dar a receita?

Nem ele sabe, até porque está diante de um cenário como muitas incógnitas. Crescendo a sua candidatura presidencial, conforme aposta, mais tempo dele seus aliados exigirão no resto do País, especialmente nos três maiores colégios eleitorais – São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

Eduardo quer ter também, na largada oficial da campanha presidência com Marina Silva já confirmada em sua chapa como vice, o seu candidato em Pernambuco também revelado, ao seu lado. Se esse cronograma não for cumprido com o rigor necessário, o governador pode sofrer atropelos pela frente.

Escolhendo agora o seu candidato Eduardo terá, também, mais tempo para administrar as insatisfações residuais na sua aliança por parte daqueles que sonharam em receber as suas benções. E isso dá uma tremenda dor de cabeça.

CABEÇA FEITA – O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho já admite em reserva que será o candidato a senador na chapa governista, que terá dois representantes do PSB – ele e o candidato a governador. Ao PMDB será destinada a vaga de vice, que já tem dono: o deputado Raul Henry. De olho na reeleição, o senador Jarbas Vasconcelos sai candidato a deputado federal.


SENADOR ADVERSÁRIO

Fernando Bezerra terá como adversário na disputa pela única vaga de senador o deputado João Paulo. 
De Brasília, a orientação nacional de Dilma e Lula é no sentido de que o ex-prefeito recifense feche a chapa do senador Armando Monteiro como postulante ao Senado.




DITADURA TUCANA – Não é só o PT que abocanha a autonomia dos diretórios estaduais com vistas à montagem de alianças para eleições. A executiva nacional do PSDB também vai aprovar resolução, no início do próximo mês, retirando todo e qualquer direito de fechamento de alianças por parte dos dirigentes estaduais. Tudo para preservar e fortalecer a candidatura de Aécio Neves.

COURO DURO- Diante da repercussão do texto apócrifo contra Eduardo no Facebook do PT, o pré-candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, mandou, ontem, um recado e ao mesmo tempo conselho ao governador pernambucano: endurecer o couro para conviver com o baixo padrão ético com que o PT enfrenta todos os seus adversários. Tem que importar couro de elefante.

ALIADOS? NEM TANTO! - Pré-candidato a deputado federal, o prefeito em exercício de Petrolina, Guilherme Coelho (DEM), não sabe ainda se terá o apoio do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), porque este estará em palanque oposto ao dele, tanto na corrida para governador quanto ao Palácio do Planalto. Guilherme apoia o candidato de Eduardo para governador e Aécio para presidente.

CURTAS

BOCA CALADA– A tucanada que se apresentava contrária à entrada do PSDB no Governo Eduardo agora se derrama em elogios ao presidente estadual da legenda, Sérgio Guerra. O que de tão doce aconteceu nos últimos dias?

ASSISTÊNCIA– O advogado Fábio Correa Neto, filho do ex-deputado Pedro Corrêa, tem prestado assistência 24 horas por dia ao pai desde que ele foi transferido para o presídio de Canhotinho, no Agreste, onde deve cumprir parte da totalidade da sua pena de sete anos e dois meses.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Será fácil administrar o ressentimento de João Lyra, que assume o Governo e não disputa à reeleição?


"As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável". (Provérbios 9-17)

Nenhum comentário: