sexta-feira, 25 de abril de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

O CONGRESSO É UMA PIADA! - A CPI da Petrobras tem que ser exclusiva, decide em voto monocrático a ministra Rosa Weber. Na sua leitura, a investigação pedida pela oposição tem fato determinante, ou seja, apurar os escândalos envolvendo a compra de uma refinaria americana que deu um prejuízo ao País da ordem de U$ 500 milhões.

A reação do Governo foi imediata. Da Itália, onde se encontra, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-Al), avisou que recorreria da decisão. Líder do PT no Senado, Humberto Costa também afirmou que o partido recorreria, mas depois recuou, dizendo que respeitaria a decisão do Supremo.

Mas disse que a decisão de recorrer estaria agora nas mãos de Renan como presidente do Senado. A ministra Weber consagrou o óbvio ao decidir que a CPI da Petrobras só deve tratar de Petrobras, mas as bancadas governistas revelam o que de fato lhes interessa: adiar a convocação dos membros da CPI apenas com o propósito de fazer cera.

Se o Supremo toma uma decisão à luz da lei, a Câmara dos Deputados ignora os preceitos básicos do bom senso e aplica uma suspensão de 90 dias para o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), envolvido até o talo nos esquemas de rapinagem do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Ora, não há nada mais esdrúxulo, até porque se o tucano não merece a confiança da sociedade, e, principalmente, de quem o elegeu, teria que ser cassado e não punido. Mas o Congresso brasileiro é uma grande piada!

SEGURA AÍ! – Sem distinção de coloração política, prefeitos de capitais e de grandes cidades estão segurando a concessão de qualquer reajuste das tarifas do transporte público urbano. Um desses prefeitos de capital relatou que isso está ocorrendo, não apenas por causa do ano eleitoral, mas, sobretudo, por temor de uma nova onda de manifestações, com risco de se estender até junho, pegando o ambiente de Copa do Mundo.


RECIBO ATRASADO 
Em artigo, ontem, o ex-governador José Serra (SP) tentou jogar para a economia as razões para a sua derrota em 2010 na corrida presidencial. 'As vendas a varejo cresciam a 11%, a massa real de rendimentos, 8%, e a supervalorização cambial chegava ao seu ponto máximo, subsidiando o consumo importado e o turismo no exterior. O dólar valeu em média R$ 1,7. Precisava mais?'.



REAÇÃO GOVERNISTA – O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), adianta que começarão a ser colhidas assinaturas de apoio entre os senadores para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista para investigar denúncias de irregularidades nas obras do metrô de São Paulo, o escândalo Alstom-Siemens, que envolve o PSDB, além do porto de Suape.

MARINA, A ENCRENQUEIRA - Marina anuncia, amanhã, em convenção estadual da Rede, a lista dos candidatos que irá apoiar em São Paulo. O presidente do PSB paulista, Márcio França, não está entre eles. Na tentativa de afastar o partido do PSDB de Geraldo Alckmin, Marina sinaliza apoio a Luiza Erundina (PSB), Paulo Dalarri (PSB), Walter Feldmann (Rede), Gilberto Natalini (PV), Vladimir Safatle (PSOL) ou Eduardo Jorge (PV).

O GRITO DE MADALENA - Numa carta à população de Arcoverde, a prefeita Madalena Brito (PTB), apontou, ontem, as razões que influenciaram sua decisão de trocar o palanque do candidato a governador pelo seu partido, Armando Monteiro, pelo socialista Paulo Câmara. Mostrou que o melhor para o município, que tem sido tratado a pão e água pela União, seria marchar com o PSB.

CURTAS

PARA JÁ – O marqueteiro Marcelo Teixeira acha que o namoro de Lula com José Serra pode levar o tucano para o palanque de Dilma, já. Seria a vingança de Serra sobre Aécio, que na eleição presidencial passada fez corpo mole para elegê-lo presidente. Reeleita, Dilma faria de Serra seu ministro da Economia.

APOIO SOCIALISTA - Na instalação da Agenda 14 em Petrolina, no próximo domingo, o candidato a governador pelo PTB, Armando Monteiro, recebe o apoio formal da prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, que é do PSB, partido do candidato a governador Paulo Câmara, apoiado pelo ex-governador Eduardo Campos.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O que Aécio fez mesmo pelo Recife para receber a cidadania?


'As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável'. (Provérbios 9-17)

Nenhum comentário: