terça-feira, 22 de abril de 2014

Homem é detido com 52,1 quilos de pasta-base em Xexéu, na Zona da Mata Sul de PE

Divulgação/PF Lauro aceitou transportar a droga por problemas financeiros
Na última quinta-feira (17), foram apreendidos 52,1 quilos de pasta-base de cocaína escondidos no interior do veículo do caminhoneiro Lauro José Schutz, de 50 anos, natural de Condor no Rio Grande do Sul e residente em Várzea Grande, no Mato Grosso. 

O homem foi preso após investigações feitas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal, que revelaram que um caminhão carreta vermelho de marca Volvo sairia de Várzea Grande com destino à Recife carregando entorpecentes. 

Depois de transformada em crack, a substância renderia 156 quilos, o suficiente para produzir quase 625 mil pedras da droga. Segundo a PF, esta foi a maior apreensão de pasta base do ano em Pernambuco.

O suspeito foi identificado e detido por volta das 21h daquele dia ao passar por equipe da PF instalada em Xexéu, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Com a ajuda de um cão farejador, embaixo do assento que funciona como cama foram encontradas três caixas de papelão com 50 tabletes de paste base de cocaína, um total de 52,1 quilos da substância. Além da droga e do veículo, também foi apreendido um aparelho celular.

Divulgação/PF Tabletes de pasta base
 renderiam 625 mil pedras de crack

A pasta base pode ter origem na Bolívia. A substância iria abastecer pontos de venda de crack na Região Metropolitana do Recife (RMR) em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. .

O suspeito foi preso em flagrante e levado à Superintendência da Polícia Federal em Recife, sendo autuado por tráfico interestadual de entorpecentes. Caso seja condenado, Lauro pode pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão. Após ser submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), ele foi encaminhado Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).

Ao ser interrogado, Lauro informou que é dono do veículo e que saiu de Várzea Grande com o caminhão carregado de bolsas plásticas prensadas para ser entregue em fábrica em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Ele havia aceitado a proposta de dois homens, ainda não identificados, para transportar a pasta base até Recife pela quantia de R$ 30.000. Um traficante ficou de passar ao suspeito mais informações quando entregasse a droga em Vitória, pela qual recebeu R$ 5.000 adiantados para custear as despesas com a viagem.

No momento da apreensão, o autuado estava acompanhado de esposa e dois filhos (um de um ano de idade e outro de três). Ela não sabia da existência da droga e nem estava envolvida com o crime, e por isso foi ouvida e em seguida liberada. A mulher aguarda agora que familiares enviem recursos para poder voltar ao Mato Grosso.


Folha PE

Nenhum comentário: