sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vacina contra gripe: 61% dos pernambucanos ainda não se protegeram

Imagem da Internet
Apenas 38,8% da população habilitada a tomar a vacina contra gripe em Pernambuco compareceu aos postos de vacinação até esta quinta-feira (8). A vacinação no Estado vai até a próxima sexta (16). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 1,8 milhão de pessoas faz parte do grupo prioritário. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 80% da população brasileira.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se dirigir a um posto de vacinação e se proteger contra a doença. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período do frio aumentam as chances de contágio.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença e, por isso, fazem parte do grupo prioritário.

Este ano, o Ministério da Saúde distribuiu em todo o Brasil 53,5 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


Do NE10

Nenhum comentário: