sexta-feira, 27 de junho de 2014

Coluna da sexta-feira


Caos no Recife

O Recife viveu um dia caótico, ontem, com o temporal que desabou na noite anterior e se estendeu até o final da tarde, registrando um acumulado de 140 mm, o correspondente a 11 dias de chuva intensa.

Trinta famílias estão desabrigadas, ocorreram 89 deslizamentos e cem pessoas ficaram feridas. Quem foi obrigado a acordar cedo para ir ao trabalho enfrentou muitas dificuldades, engarrafamentos quilométricos em razão da inundação das principais vias de acesso.

Não é novidade Recife virar um pandemônio com chuvas nesta época do ano. Trata-se de um problema que se arrasta há muitos anos e desponta sem solução, porque o sistema de drenagem é do tempo das pedras, com galerias entupidas e mal conservadas.

É forçoso reconhecer que a cidade está numa posição complicada, muito abaixo do nível do mar, sendo vocacionada para conviver com este tipo de problema, mas se houvesse mais investimentos em drenagem, mais preocupação na restauração das galerias e canais, certamente o drama não teria esta dimensão que observamos e enfrentamos ontem.

Lá atrás, o PT prometeu preparar o Recife para as chuvas, mas ações práticas não saíram do papel em 12 anos. Com Geraldo, ou seja, o PSB no poder, o quadro é o mesmo, conforme se comprovou com o chuvaréu que desabou sobre as nossas cabeças.

Apelar para quem? A população já cansou e infelizmente será obrigada a conviver por mais tempo com esta situação. Oxalá um dia o Recife possa ter uma drenagem padrão FIFA, como o da Arena São Lourenço, onde o gramado moderno e arrojado não sofreu nenhum dano com os 140 mm de chuva. Mas, isso é um sonho quase que impossível de se realizar.

OLHO NOS ESTADOS– Nos Estados, a presidente Dilma vai acompanhar de perto as eleições e onde não puder estar presente terá sempre alguém de uma comissão especial criada pelo PT, composta por Rui Falcão (presidente do partido), Alberto Catalice, Carlos Árabe, Mônica Valente, Geraldo Magela e Florisval de Souza, todos integrantes da cúpula nacional petista.

Padrão vergonhoso– Depois de assistir Alemanha x Estados Unidos, ontem, numa Arena que parecia não estar localizada na inundada Região Metropolitana, um jornalista americano sapecou no seu Twitter: “No estádio do Recife agora não há inundação. Pode se ver a diferença entre o padrão FIFA e o padrão para os brasileiros comuns. Vergonhoso!”



TEMPÃO NO GUIA–Com as recentes adesões ao projeto do PT, a presidente Dilma, candidata à reeleição, pode somar entre 11 e 12 minutos em rede nacional de rádio e TV, cerca de 50% no tempo total de propaganda eleitoral, caso o cenário se confirme até o fim das convenções partidárias, na próxima segunda-feira 30. Enquanto isso, Eduardo tende a ter menos de três minutos.

PSL COM EDUARDO- O PSL, do ex-presidente do Sport, Luciano Bivar, é o quinto partido a apoiar Eduardo para presidente.  O apoio será oficializado domingo, um dia após a convenção do PSB, que confirmará a postulação de Campos ao Planalto. O ato também servirá para confirmar o apoio do G6, grupo de partidos nanicos que apoiam a candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado.

Aécio visita Queiroz– Aécio volta, hoje, a Pernambuco e cumpre agenda em Caruaru, onde circula no pátio do forró, que deve atrair uma multidão nesta noite por causa das atrações musicais, entre os quais Capim com Mel e Gatinha Manhosa. Da capital do forró, onde antes faz uma visita ao prefeito José Queiroz, o candidato tucano ao Planalto segue para Campina Grande.



CURTAS



NÃO VAI MAIS– O governador João Lyra Neto (PSB) não irá mais participar da festa de emancipação política de Afogados da Ingazeira na próxima terça-feira, devido a compromissos que não conseguiu transferir da sua concorrida agenda.

EM CARUARU- A convenção do candidato do PTB a governador, Armando Neto, no próximo domingo, em Caruaru, começa as nove da matina e só acaba por volta das 13 horas. Será no Palladium e a previsão é de arrastar um público superior a 20 mil aliados. 

Perguntar não ofende: O PTB recua hoje em sua convenção em Salvador na decisão do apoio a Aécio?

'A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida'. (Provérbios 13-12)

Blog Magno Martins

Nenhum comentário: