sábado, 28 de junho de 2014

Lei institui o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino

Quadrilha Junina Dona Matuta
As quadrilhas fazem parte da tradição junina, sobretudo no Nordeste. Ao longo dos anos, as festas do período vêm se modernizando e as danças típicas passam pela mesma transformação. Para que a tradição não se perca, o Brasil comemora em 27 de junho, por meio de lei federal, o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.

Em Pernambuco, onde a tradição das quadrilhas continua viva, a data foi incluída no Calendário de Eventos do Estado. Baseada em projeto de autoria da deputada Teresa Leitão, do PT, a lei também consagra o 27 de junho como Dia Estadual do Quadrilheiro Junino. A data não é considerada feriado civil.

Teresa Leitão explica que o quadrilheiro junino é o profissional que utiliza o meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular. A parlamentar afirma que a lei representa um marco para as quadrilhas e quadrilheiros do Estado.

Silas Buarque Júnior, presidente-fundador da quadrilha Pisa no Espinho, diz que o reconhecimento é importante para evitar que a tradição acabe. Ele explica que há dez anos, o número de quadrilhas existentes no Estado era muito superior ao atual.


Portal ALEPE

Nenhum comentário: