sábado, 5 de julho de 2014

Cancelamento de serviços de telefonia ficará mais prático a partir de terça

Mudança no regulamento da Anatel trará mudanças para uma série de áreas relacionadas a esse tipo de serviço

Atualmente, a dificuldade de encerrar vínculos com empresas de telecomunicação é um dos principais motivos de queixas que os clientes fazem à central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Este quadro deve mudar a partir desta terça (8), quando um novo regulamento da Anatel entra em vigor, possibilitando o cancelamento automático de serviços sem falar com nenhum atendente.

Para telefonar para o call center das empresas, o cancelamento passará a ser uma das opções a serem digitadas no menu principal. Já na internet bastará se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço. No momento do pedido, o usuário será informado se deverá pagar multa ou fatura com valor proporcional ao tempo em que o serviço foi prestado.

O regulamento também prevê mudanças para o sistema de créditos. A partir da terça, qualquer crédito adquirido terá validade de, no mínimo, 30 dias. Já nas lojas e pontos de venda será obrigatório ofertar crédito com validade de 90 e 180 dias.

Outras mudanças envolvem as ligações feitas a call centers – caso elas caiam, o retorno deverá ser automático -, os contratos de fidelização – o período máximo de assinatura deles deverá ser de 12 meses – assinantes antigos – eles terão direto aos mesmos valores ofertados a assinantes novos – e contratação de planos por telefone – neste caso, as empresas deverão informar ao cliente todas as informações sobre o plano.


Do Folha PE

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