Mudança no regulamento da Anatel
trará mudanças para uma série de áreas relacionadas a esse tipo de serviço
Atualmente, a dificuldade de
encerrar vínculos com empresas de telecomunicação é um dos principais motivos
de queixas que os clientes fazem à central de atendimento da Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel). Este quadro deve mudar a partir desta terça (8),
quando um novo regulamento da Anatel entra em vigor, possibilitando o
cancelamento automático de serviços sem falar com nenhum atendente.
Para telefonar para o call center
das empresas, o cancelamento passará a ser uma das opções a serem digitadas no
menu principal. Já na internet bastará se identificar por meio de um cadastro
com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço. No momento
do pedido, o usuário será informado se deverá pagar multa ou fatura com valor
proporcional ao tempo em que o serviço foi prestado.
O regulamento também prevê
mudanças para o sistema de créditos. A partir da terça, qualquer crédito
adquirido terá validade de, no mínimo, 30 dias. Já nas lojas e pontos de venda
será obrigatório ofertar crédito com validade de 90 e 180 dias.
Outras mudanças envolvem as
ligações feitas a call centers – caso elas caiam, o retorno deverá ser
automático -, os contratos de fidelização – o período máximo de assinatura
deles deverá ser de 12 meses – assinantes antigos – eles terão direto aos
mesmos valores ofertados a assinantes novos – e contratação de planos por
telefone – neste caso, as empresas deverão informar ao cliente todas as
informações sobre o plano.
Do Folha PE
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