quarta-feira, 30 de julho de 2014

Certificação Profissional qualifica trabalhadores para o mercado

Muitos profissionais conseguem ser bons naquilo que fazem apenas com a prática diária do seu trabalho. Mas, hoje em dia, a formação conta muito no momento da contratação. 

Há algum tempo, eles já podem aliar à experiência dos anos de trabalho a certificação profissional, realizando exames teóricos e práticos de certificação de pessoas oferecidos pelo SENAI Conecta, um dos Centros de Certificação (CEC) do SENAI.

A partir do dia 4 de agosto, os interessados em realizar os exames devem se inscrever seguindo as instruções no site sscp.senai.br. Lá, é possível escolher CEC no qual se deseja realizar a prova. Outra opção é dirigir-se ao SENAI Conecta, na Rua Ministro Mário Andreazza, nº 255, Várzea (Parqtel), e preencher a ficha de inscrição. Não existe limite de vagas. Os exames são aplicados todos os dias (de segunda a sexta-feira) na Unidade, de acordo com a demanda. No entanto, podem ser realizadas até duas provas por dia.

O processo de seleção acontece da seguinte forma: após a inscrição, o SENAI Conecta faz um balanço das competências do candidato para preparar o exame e, 15 dias depois da inscrição, agenda a prova de certificação.

O resultado é divulgado 15 dias após a realização dos exames. Em caso de aprovação, o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas (SSCP) concede ao indivíduo uma carteira e um documento de certificação. Ele também assina o termo de conduta que lista os respectivos direitos e responsabilidades que tem na posse da carteira.

A certificação tem validade de cinco anos. Porém, depois de dois anos e meio o profissional certificado deve se apresentar e comprovar que está atuando em sua área no mercado. Caso não esteja, tem que realizar outro exame.

O SSCP disponibiliza certificações nas áreas de Construção Civil, Alimentos, Mobiliário e Turismo. O CEC de Pernambuco (SENAI Conecta) oferece as certificações para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro em Alvenaria Estrutural, Pedreiro de Vedação, Encarregado de Obras, Reparador Polivalente (Can-Fix-It) e Motorista de Taxi.


Para ter a certificação, o profissional deve investir de R$ 180,00 a R$ 500,00, dependendo da modalidade escolhida. Mais informações pelo 3452-3841 ou 0800.600.9606.

Divulgação 

Nenhum comentário: