terça-feira, 29 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

QUE MUDANÇAS? - Na sabatina de ontem na Folha de São Paulo, a presidente Dilma antecipou o seu slogan. Vai embalar a sua campanha em cima do “Mais mudanças, mais futuro”. Mas com ela no Planalto, no pós-Lula, o Brasil não assiste nem a mudanças nem tampouco enxerga o futuro.

Estudo da MCI revelado pela revista Época aponta que a presidente corre um risco da ordem de 60% de não emplacar um novo mandato, justamente porque não operou as mudanças. Do ponto de vista político, até que no início do seu governo ela deu início a umas mudanças no Ministério de figuras que na gestão de Lula confundiram o público com o privado.

Foi encarado pela mídia como uma faxina ética que não teve, entretanto, uma sequência, barrada por Lula, porque pegava de proa gente que Lula passou a mão na cabeça. Já no plano administrativo, o que se observa são projetos que andam devagar, quase parando.

Das obras da Copa, apenas 40% saíram do papel, com ênfase para as Arenas nos Estados sedes, mas mesmo assim com denúncias de superfaturamento, com mais dinheiro público pelo ralo do que se esperava.

No Nordeste, as duas principais obras – a Transposição do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina – não andam, sem previsão para conclusão. O que, enfim, Dilma promoveu de mudanças em quatro anos? Se não fez agora, como pode sustentar uma campanha em cima da temática mais futuro?

MOSCA DA FRUTA – Na presença de prefeitos do Sertão, o governador João Lyra Neto (PSB) anunciou que se o Governo baiano e a União não entrarem numa parceria para erradicar a praga da mosca da fruta, que atinge a produção de manga tipo exportação no Vale do São Francisco, irá bancar sozinho. Para acabar de vez com a moléstia são necessários R$ 8,5 milhões.

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS – O Governo João Lyra investiu R$ 650 mil para resgatar a força da Missa do Vaqueiro, mas a Festa do Estudante de Triunfo, que integra o chamado Circuito do Frio, começou no último fim de semana com uma grade artística paupérrima, sem nenhum astro da MBP nacional.

POCILGA SERTANEJA – Por falar em Triunfo, a cidade com marcante vocação turística por causa do seu frio e altitude – fica a 1,2 mil metros acima do nível do mar – só uma linha de ônibus expressa da Progresso, monopólio do Interior. E a estação rodoviária parece, na verdade, uma pocilga, um “cartão postal” degradante para uma cidade tão bonita e tão procurada por turistas.

SUSTO NO AGRESTE – Em Canhotinho, no Agreste, a passarela que separava um palco do cenário principal em que o candidato a governador pelo PTB, Armando Monteiro, iria falar causou um susto, tendo uma das suas tábuas desabado. Informações dão conta de que dez pessoas ficaram feridas, inclusive Sandra Paes, ex-primeira dama do município, teria quebrado uma costela.


BOMBANDO NO FACE
Eduardo comemorou, ontem, com uma mensagem de vídeo, o alcance de 1 milhão de seguidores em sua página no Facebook. 'Já somos mais de 1 milhão de brasileiros aqui no Facebook sonhando com um país melhor e participando da mudança que vai unir o país', escreveu. Na mensagem, ele diz que 'é preciso haver uma inversão das prioridades' para mudar o País e defende que não é o dinheiro ou o tempo de TV que vencerão as eleições de outubro.

CURTAS

SHOW DE BOLA – Dois artistas encheram os olhos do grande público que foi à Missa do Vaqueiro, domingo passado, em Serrita: Josildo Sá, que fez várias apresentações, e Flávio Leandro, este remanescente das bandas do Bodocó e auditor fiscal da Receita Federal.

LANÇAMENTO – O cientista político Adriano Oliveira, Lança o seu livro 'Eleições não são para principiantes – Interpretando eventos eleitorais no Brasil', no próximo dia 11 de agosto, às 19 horas, na livraria Cultura do Shopping RioMar. A obra conta com os prefácios de Gustavo Krause e Helcimara Telles.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Dilma vai para o primeiro debate na televisão dia 21 de agosto, promovido pela Band?


'Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra'. (Provérbios 26-1)

Nenhum comentário: