terça-feira, 15 de julho de 2014

Obra do vitoriense Osman Lins em debate no teatro Hermilo Borba Filho

Retrato de Osman Lins; 9 x 12 cm. 
Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros 
 A permissão para reproduzir é cortesia 
da família de Osman Lins.
Escritor será homenageado na terceira edição do Leituras Cruzadas, por meio de palestras, leitura dramática e exibição de vídeo, de 18 a 20 de julho

O escritor pernambucano Osman Lins, autor do romance Avalovara e de peças como Lisbela e o prisioneiro, será homenageado na terceira edição do Leituras Cruzadas, por meio de palestras, leitura dramática e exibição de vídeo. O evento promove o diálogo entre diversas linguagens artísticas. A programação começa na sexta-feira (18) e segue até o domingo (20), no teatro Hermilo Borba Filho, na Escola de Belas Artes do Recife (Cais do Apolo, sem número, bairro  do Recife).

No dia de abertura, Lêda Alves e Ângela Lins, filha caçula de Osman, conversam sobre momentos significativos da vida e da obra do escritor. A mediação será do professor Fábio Andrade (UFPE).  No sábado, o professor da Universidade Católica de Pernambuco Robson Teles divide mesa com o ator e diretor  Luís Carlos Vasconcelos. O bate-papo será sobre as narrativas osmanianas da obra Nove, novena, que possuem aspectos do gênero dramático. Luís Carlos Vasconcelos falará de sua experiência ao montar a narrativa Retábulo.

No domingo, 20 de julho, a Companhia Fiandeiros fará a leitura dramática de Mistério das figuras de barro. Em seguida, a jornalista e pesquisadora Ivana Moura fala sobre O teatro da palavra de Osman Lins. No mesmo dia, serão exibidos curta metragens como A partida, de Sandra Ribeiro. O escritor Adriano Portela analisará o percurso da obra de Osman escrita para a cinematográfica. Por fim, Rosana Teles, do IFPE, Lourival Holanda, da UFPE, e o pesquisador Arnoldo Guimarães abordam o cruzamento de  leituras acerca do universo melódico e poético de Osman Lins.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: