sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

Enfrentamento sem intimidação - Apesar da agressividade de William Bonner, âncora do Jornal Nacional, a candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva, pode até não ter se saído muito bem, mas não se intimidou. Respondeu pausadamente as perguntas em estilo interrogatório e em nenhum momento perdeu a serenidade.

Calma, foi capaz de não deixar o PSB numa saia justa quando abordada para tratar do delicado tema do avião usado pelo ex-governador Eduardo Campos, que até o momento não há dono. Bonner, o mais incisivo, ficou em cima do samba de uma nota só, tentando jogar a responsabilidade da estória mal explicada do avião no colo de Marina.

Esqueceu, assim, de fazer perguntas sobre economia, tema comum aos outros entrevistados. Bonner perguntou se o pagamento feito por laranjas e sem registro de doações ou pagamentos à Justiça Eleitoral não era coisa da velha política. Marina evitou explicações objetivas e procurou isentar-se e defender seu partido de responsabilidade.

Tentou encerrar o assunto dizendo que o caso estava sob investigação pela Polícia Federal. Questionada sobre qual seria a diferença entre a sua postura e a de políticos em geral quando confrontados com uma denúncia, Marina afirmou que o seu “compromisso com a verdade” não se tratava de “retórica”.

Ela disse ainda que não tentava “tangenciar ou se livrar do problema”. Outra pergunta foi sobre a candidata ter ficado em terceiro lugar nas eleições de 2010 no Acre, seu Estado natal.

A apresentadora Patrícia Poeta perguntou se quem a conhecia não votava nela. Marina disse que é muito difícil ser profeta em sua própria terra, porque teve que confrontar interesses, ao lado de Chico Mendes.

“Cheguei a ficar quatro anos sem poder andar na metade do meu Estado”, disse. A última pergunta, por fim, repetiu o tema da tal 'nova política', questionada por fazer 'alianças entre diferentes' que ela condena nos outros.

Bonner citou a escolha do vice Beto Albuquerque, que votou pela liberação do cultivo de transgênicos e a favor do uso de pesquisas com células-tronco embrionárias, de forma contrária às posições de Marina.

Marina classificou como lenda a versão de que é contra o plantio de transgênicos. Marina parece bem treinada no uso da câmera. Sempre respondia olhando para a câmera e fazendo gestos com as mãos, típicos do treinamento de mídia. Foi tranquila e natural nas respostas, sem reações de tensão diante de perguntas incômodas.

NOVO LULA – Tucanos e petistas, segundo cientistas políticos, estão diante de um novo Lula: Marina Silva. Aecistas veem “um fenômeno psicossocial'. Marqueteiros, da arquibancada, avaliam que Marina virou uma idealização. E, para derrubá-la, seria preciso “colocar o dedo na cara dela'. O PT terá de sacar o velho Lula para enfrentar o novo Lula, revela Ilimar Franco, de Brasília.

TERMÔMETRO ELEITORAL – Sai amanhã mais uma pesquisa sobre a sucessão estadual medindo o impacto da tragédia que tirou a vida do ex-governador Eduardo Campos, desta feita pelo Instituto Maurício de Nassau, com publicação online no início da tarde e na edição do JC no domingo. A data de campo é praticamente a mesma do Ibope que saiu na terça-feira na segunda edição do NE-TV, sendo maior o universo pesquisado: 2.480 entrevistados.

EMPATE CARIOCA – Pesquisa do Instituto Gerp no Rio aponta um empate técnico entre o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o bispo Crivela (PRB), com 24% e 21%, respectivamente. O governador Fernando Pezão (PMDB) aparece com 11%, seguido de perto pelo senador Lindbergh Farias, com 9%. Num cenário de segundo turno, Crivela bateria hoje Garotinho numa eleição acirrada – 34% a 27%.

BAIANOS REPROVAM PT – Já na Bahia, segundo o Ibope, quem lidera é o ex-ministro Paulo Souto (DEM) com 44%, enquanto o candidato do governador Jacques Vagner, o petista Rui Costa, tem apenas 11%. A senadora Lídice da Mata, do PSB, vem em seguida com 9%. Neste cenário, o democrata leva no primeiro turno, impondo uma derrota acachapante ao PT na Bahia.

O EFEITO LULA – Na agenda que cumpre em Pernambuco quinta-feira próxima, de reforço à candidatura de Armando Monteiro a governador, o ex-presidente Lula faz uma carreata em Petrolina durante o dia e a noite um ato na Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife. É a arma que Armando dispõe, pela força de Lula no Estado, para frear o clima de comoção com a morte de Eduardo.

CURTAS

COMITÊ – Filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, o jovem Kaio Maniçoba (PHS) inaugurou, com uma grande festa, o seu comitê de campanha na última quarta-feira. Fica na Rua 48, no Espinheiro. A majoritária da Frente Popular foi representada pelo candidato a vice-governador, Raul Henry.

NO PAJEÚ – Ex-secretário da Casa Civil no Governo Eduardo, Tadeu Alencar inaugura, amanhã, o seu comitê regional do Pajeú em Afogados da Ingazeira, às 10 horas, mas hoje participa de um ato na sede social da AABB, a partir das 19 horas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que João Paulo não coloca a imagem de Dilma em seu guia eleitoral?


'O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo'. (Provérbios 13-22)

Nenhum comentário: