Nordeste segue na frente com 66% dos jovens acessando redes sociais mais de uma vez ao dia |
Uma pesquisa feita pela Fundação
Telefônica Vivo em parceira com o IBOPE e a Universidade de São Paulo, revelou
como é o comportamento de jovens com idades entre 16 a 24 anos em plena era
onde o acesso a internet é cada vez mais rotineiro. Foram entrevistados 1440
jovens, da classe A à D, de todas as regiões do Brasil onde foram analisadas
questões como comportamento, educação, ativismo e empreendedorismo.
Durante o processo os jovens
passaram por revistas presenciais, formaram seis grupos de discussão, além de
passar por uma análise em profundidade com oito especialistas e serem
monitorados na internet por 10 jovens, através de um software chamado e-meter.
A pesquisa apontou que 71% dos
jovens utilizam os celulares para se conectar a internet várias vezes ao dia,
principalmente as redes sociais, onde cerca de 58% acessa diariamente. O
Nordeste foi apoontado como a região onde os jovens são mais assíduos nessa
utilização.
Pesquisa analisou comportamento,
educação, ativismo e empreendedorismo dos jovens
Em relação à comunicação é mais
fácil usar as redes sociais ou mensagens instantâneas (45%), pois apenas 35%
ainda fazem uso do email. Para 49% dos entrevistados, a internet mudou o hábito
de buscar informações. A pesquisa aponta ainda que os assuntos mais procurados
são relacionados a cultura e esporte.
Quando indagados a respeito de
como a internet influencia no estudo, foi revelado que, apesar da web ser mais
relevante do que outras fontes como livros, jornais e revistas e as próprias
instituições de ensino, a maioria dos jovens declarou aprender mais em aulas
presenciais do que a distancia. E embora o uso de smartphones seja o terror de
alguns professores em sala de aula, 53% dos entrevistados afirmam que a
internet melhora o relacionamento entre eles.
Intitulada de Juventude
Conectada, a pesquisa aconteceu durante as manifestações de 2013, o que acabou
por mostrar que os jovens se engajavam muito mais nos temas abordados através
das redes sociais. Para 44% deles, a internet contribui com o aumento da visão
crítica e somente 41% participaram de mobilizações sociais por através de
convites online de amigos.
Como resultado foi mostrado que o
jovem brasileiro conectado acredita no potencial da internet no desenvolvimento
de projetos, no estímulo à inovação e no desenvolvimento da carreira
profissional. Dos jovens pesquisados, 51% entendem que é possível ganhar
dinheiro trabalhando ferramentas da internet, entretanto, apenas, 34% pensam em
usar a internet para desenvolver um negócio próprio.
O resultado foi apresentado nesta
quarta-feira (27) durante um evento sobre cultura digital R.I.A. que tem como
objetivo, em sua segunda edição, refletir, interagir e agir sobre a relação dos
jovens brasileiros com o ambiente virtual. A pesquisa servirá de base para os
diversos painéis e oficinas que acontecem durante o encontro, realizado na Casa
das Caldeiras, durante os dias 27 e 28 de agosto.
Portal FolhaPE
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