quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pesquisa analisa como se comportam jovens brasileiros que navegam na internet

Nordeste segue na frente com 66% dos jovens acessando redes sociais mais de uma vez ao dia
Uma pesquisa feita pela Fundação Telefônica Vivo em parceira com o IBOPE e a Universidade de São Paulo, revelou como é o comportamento de jovens com idades entre 16 a 24 anos em plena era onde o acesso a internet é cada vez mais rotineiro. Foram entrevistados 1440 jovens, da classe A à D, de todas as regiões do Brasil onde foram analisadas questões como comportamento, educação, ativismo e empreendedorismo.

Durante o processo os jovens passaram por revistas presenciais, formaram seis grupos de discussão, além de passar por uma análise em profundidade com oito especialistas e serem monitorados na internet por 10 jovens, através de um software chamado e-meter.

A pesquisa apontou que 71% dos jovens utilizam os celulares para se conectar a internet várias vezes ao dia, principalmente as redes sociais, onde cerca de 58% acessa diariamente. O Nordeste foi apoontado como a região onde os jovens são mais assíduos nessa utilização.

Pesquisa analisou comportamento, educação, ativismo e empreendedorismo dos jovens

Em relação à comunicação é mais fácil usar as redes sociais ou mensagens instantâneas (45%), pois apenas 35% ainda fazem uso do email. Para 49% dos entrevistados, a internet mudou o hábito de buscar informações. A pesquisa aponta ainda que os assuntos mais procurados são relacionados a cultura e esporte.

Quando indagados a respeito de como a internet influencia no estudo, foi revelado que, apesar da web ser mais relevante do que outras fontes como livros, jornais e revistas e as próprias instituições de ensino, a maioria dos jovens declarou aprender mais em aulas presenciais do que a distancia. E embora o uso de smartphones seja o terror de alguns professores em sala de aula, 53% dos entrevistados afirmam que a internet melhora o relacionamento entre eles.

Intitulada de Juventude Conectada, a pesquisa aconteceu durante as manifestações de 2013, o que acabou por mostrar que os jovens se engajavam muito mais nos temas abordados através das redes sociais. Para 44% deles, a internet contribui com o aumento da visão crítica e somente 41% participaram de mobilizações sociais por através de convites online de amigos.

Como resultado foi mostrado que o jovem brasileiro conectado acredita no potencial da internet no desenvolvimento de projetos, no estímulo à inovação e no desenvolvimento da carreira profissional. Dos jovens pesquisados, 51% entendem que é possível ganhar dinheiro trabalhando ferramentas da internet, entretanto, apenas, 34% pensam em usar a internet para desenvolver um negócio próprio.

O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (27) durante um evento sobre cultura digital R.I.A. que tem como objetivo, em sua segunda edição, refletir, interagir e agir sobre a relação dos jovens brasileiros com o ambiente virtual. A pesquisa servirá de base para os diversos painéis e oficinas que acontecem durante o encontro, realizado na Casa das Caldeiras, durante os dias 27 e 28 de agosto.


Portal FolhaPE

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