quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

ENTREVISTA TEVE UMA ESTRATÉGIA - Os jornalistas saíram desapontados da coletiva convocada, ontem, pelo candidato do PTB a governador, Armando Monteiro, pela ausência de um fato novo e, mais do que isso, bombástico. Após a entrevista, centrada em cima de cobranças a Paulo Câmara pela confidência de ter usado também o avião da tragédia que tirou a vida de Eduardo, aliados do socialista usaram as redes sociais para ironizar.

Em tom jocoso, recorreram ao jargão da “montanha pariu um rato”, usado em política para frustrações de expectativas. Mas, na verdade, Armando não é bobo nem age sem balizamentos. Em seu poder, uma pesquisa aponta que mais de 80% dos pernambucanos não têm a mínima noção a quem pertencia o avião.

Mais de 90% também desconhecem que o candidato Paulo Câmara tenha usado a mesma aeronave em campanha. Ao pedir as explicações sobre o uso e a propriedade do avião, Armando, mesmo sem apresentar o fato novo, usou a estratégia para carimbar e massificar o adversário como beneficiário de um equipamento ilegal.

Armando, entretanto, poderia ter feito isso sem recorrer a uma coletiva. Em seu poder, como em de todos os concorrentes, existe um instrumento poderoso, que é o tempo disponível na sua propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Certamente, inserções de 30 segundos ao longo da programação teriam muito mais efeitos.

O candidato trabalhista quis apontar o adversário como responsável, na condição de ex-secretário da Fazenda, por uma operação supostamente ilegal: a concessão de incentivos fiscais por tempo indeterminado a uma das empresas que seriam proprietárias do avião, envolvida em denúncias de sonegação fiscal.

NO DEBOCHE– Coube ao prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, a missão de debochar da entrevista convocada por Armando. “A montanha pariu o rato”, ironizou o socialista, adiantando que o recurso da coletiva pode ser interpretado também como sinal de desespero. “Na pesquisa do Datafolha, Câmara já passa Armando”, profetizou.

SINAL DE RETALIAÇÃO – Os Governos de Pernambuco e da Bahia se uniram no combate à praga da mosca da fruta, que destrói o plantio irrigado de manda e uva às margens do rio São Francisco. João Lyra (PE) e Jacques Wagner (PT) liberaram R$ 2,9 milhões, sendo 70% do valor dos cofres pernambucanos, mas o Governo Federal não entrou com um tostão. Retaliação?

BAITA PREJUÍZO – A praga da mosca de fruta, segundo o governador João Lyra Neto, provoca um prejuízo anual de U$ 120 milhões aos produtores de manga e uva no País, estando 95% concentrados no polo do São Francisco, entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A área ocupada pela produção nessa região chega a atingir 50 mil hectares.

E AGORA, MARINA? – A candidata que Marina atrapalhou Eduardo no Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia (PP), colocou 10 pontos à frente do candidato do PT, Tarso Genro. Ela queria uma aliança com Eduardo, mas Marina torceu o nariz. A senadora aparece com 36% contra 26% Tarso Genro (PT). José Ivo Sartori (PMDB) tem 12% e o pedetista Vieira da Cunha apenas 3%.


FATO GENÉRICO
Estrategista eleitoral do ex-presidente FH (1994/1998), o marqueteiro pernambucano Antônio Lavareda avalia que os fatos revelados sobre a Petrobras são genéricos e imprecisos. “Não tem uma imagem de entrega de dinheiro, como no mensalão ou na prisão do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda”, explica o cientista político.



CURTAS

DEBATE – A Rádio Cultura do Nordeste, com sede em Caruaru, promove na próxima sexta-feira, de 10 horas ao meio dia, debate entre os candidatos a governador, com a participação de Armando Neto (PTB), Paulo Câmara (PSB) e José Gomes (PSOL). Convidado por Júnior Almeida, diretor da emissora, serei um dos debatedores.

DEFESA – Do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ao sair, ontem, em defesa do ex-governador Eduardo Campos, citado na delação de Paulo Roberto, da Petrobras: “Convivi com Eduardo durante 30 anos. Isso não combina com ele, que era um homem de bem”.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Como vem o Datafolha de hoje a ser divulgado no NE-TVE?


'Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria'. (Provérbios 11-2)

Nenhum comentário: