quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Núcleo de Educação Ambiental começa a ser construído no Parque da Jaqueira

O teto do Econúcleo será confeccionado com garrafas pet, as madeiras são certificadas e a energia elétrica, 
absorvida do sol através de uma placa fotovoltaicaFotos: Divulgação
O Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, ganhará em breve um Núcleo de Educação Ambiental do Recife, também chamado de Econúcleo. Para comemorar o início das obras, que devem durar seis meses, nesta quinta-feira (11) a Secretaria de Meio Ambiente da cidade organizou uma oficina de grafitagem para alunos de duas escolas municipais no local onde será construído o Econúcleo. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 700 mil no novo espaço.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, “o núcleo é um espaço multiuso". Ela prevê no local palestras, oficinas de reciclagem, entre outras atividades, como exibição de filmes - todas as ações com o tema da sustentabilidade". Segundo a secretária, toda a estrutura está sendo feita de forma ecologicamente correta. O teto será confeccionado com garrafas pet, as madeiras são certificadas e a energia elétrica, absorvida do sol através de uma placa fotovoltaica.

O espaço será voltado para crianças e jovens diariamente das 8h às 18h. A construção do núcleo é resultado de recursos oriundos de uma concessão ambiental do Hospital Português. A área construída, incluindo os banheiros, é de 26,69 m² e fica próxima ao posto de saúde que funciona no local, perto da entrada principal do parque, na Rua do Futuro. Mas haverá também um espaço para atividades externas de 219,96 m², com um tablado de madeira.

Atualmente existe apenas um Núcleo de Educação Ambiental em funcionamento no Recife, localizado no Jardim Botânico. Além do núcleo do Parque da Jaqueira, há projetos para implantar novos núcleos até dezembro de 2015. Segundo Cida Pedrosa, o Parque do Caiara, no Cordeiro, e o Parque do Santana, na Zona Norte do Recife, serão os próximos a receber Econúcleos.

Fotos: Elvis de Lima/NE10
GRAFITAGEM - Vários estudantes da Escola Municipal Dom Helder Câmara, no Espinheiro, e a Escola Virgem Poderosa, Parnamirim, as duas na Zona Norte do Recife, participaram da oficina de grafitagem com o artista Galo de Souza. Antes da oficina, os alunos receberam orientações para o manuseio da tinta e depois colocaram a "mão na massa" - pintaram com temas da natureza os tapumes que cercam a obra.

As estudantes Isabelle Bernardo, Kauane da Silva e Alexssandra Maria, de 10 anos, e Therry Jennyfer, 11, estavam bastante empolgadas com a oficina de grafitagem. "É a primeira vez que participo de uma oficina como essa. Foi uma experiência muito legal", comentou Isabelle.


Do NE10

Nenhum comentário: