sábado, 20 de setembro de 2014

PF prende ex-prefeito de São José da Coroa Grande

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos, prendeu, nesta sexta-feira (19), o gerente comercial e ex-prefeito do município de São José da Coroa Grande Quirino Fábio de Carvalho. A prisão se deu pela manhã, em virtude de cumprimento de mandado de prisão, quando o ex-gestor estava em sua residência. Ele foi condenado a pena de seis anos de reclusão em regime inicialmente semiaberto.

Depois de ser preso, Quirino Fábio de Carvalho prestou esclarecimentos na Polícia Federal e foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de corpo e delito e, em seguida, foi levado à Penitenciária Agro-Industrial São João, na Ilha de Itamaracá.

Quando prefeito de São José da Coroa Grande, entre os anos de 1997 e 2004, a Polícia Federal instaurou inquérito, a partir de denúncias do Ministério Público Federal, para apurar irregularidades e desvios acerca de um repasse de R$ 40 mil do Ministério da Cultura por meio de um convênio firmado em 1999 com o intuito de equipar a biblioteca do município.

De acordo com a PF, ao longo da investigação ficou comprovada que os livros nunca fizeram parte do acervo daquela biblioteca e que diante dos indícios o ex-prefeito foi condenado por desvio de recursos públicos – artigo 1º, inciso I, do Decreto Lei 201/67.


Em depoimento na Polícia Federal, Quirino relatou que houve cumprimento do referido convênio e que o material foi todo comprado. No entanto, em virtude de a biblioteca encontrar-se em local diferente do imóvel determinou que os livros fossem colocados na Secretaria de Educação. O fato, porém, foi negado por representantes da pasta à época dos fatos, bem como pela fiscalização do 

Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: