terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cientistas criam bateria que recarrega em três minutos e dura 20 anos

Novidade deve chegar ao mercado em dois anos.
(Foto: Divulgação).
Cientistas da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura, criaram uma bateria que demora apenas três minutos para ser recarregada. A novidade abre novas possibilidades para um dos principais calos na indústria de smartphones e outros dispositivos, que é a autonomia de uso.

Os pesquisadores Cheng Xiaodong, Deng Jiyang e Tang Yuxin conseguiram recuperar 70% da carga total da bateria em meros dois minutos. Segundo eles, a bateria teria uma vida útil de 20 anos, bem superior às atuais, que são de dois a três anos.

A super-bateria funciona com nanotubos de dióxido de titânio, que têm um diâmetro milhares de vezes menor do que um fio de cabelo. Além disso, ele é abundante na natureza. A recarga se torna mais rápida por causa das reações químicas aceleraddas pelo dióxido.

As baterias atuais usam um polo negativo revestido de grafite.

A bateria criada pelos cientistas do NTU também irão ajudar a dominuir a quantidade de substâncias tóxicas geradas pelas baterias usadas, uma vez que são mais duráveis.


A expectativa é que essa nova bateria esteja pronta para chegar ao mercado em dois anos. Além dos smartphones e outros dispositivos móveis, os cientistas esperam que ela seja usada em carros elétricos.

Mundobite

Nenhum comentário: