segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Espaço Ciência na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

“Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” é o tema escolhido para a 11° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. E o Espaço Ciência, importante polo de atividades da SNCT, integrará a temática unindo ONGs e uma programação lúdica que envolve teatro científico, exposições e 15 oficinas relacionadas à inovação social. A programação acontecerá gratuitamente de 13 a 17 de outubro.

Os participantes das Ongs parceiras Oásis da Liberdade, Galpão Meninos e Meninas de Santo Amaro e o Grupo Ruas e Praças foram convidados a participar da programação que estará acontecendo no Espaço Ciência durante a SNCT. Entre as instituições, destaque para o Grupo Ruas e Praças que também ministrará a oficina Edu-Comunicação: produção de fotos e vídeos.

A novidade deste ano é a participação dos estudantes do Projeto Gepetto - Ateliê de Ciência, programa da Ação Social do Museu. Eles vão expor os jogos educativos/científicos confeccionados para mais de 60 municípios de Pernambuco, polos da SNCT em Pernambuco. Quem quiser ver de perto o trabalho dos meninos é só visitar o Espaço Ciência nos dias 13, 15 e 16 de outubro no turno da manhã.

Outro Projeto que participará ativamente da SNCT 2014 é o Ciência Móvel. Durante toda a semana o programa levará experimentos itinerantes para escolas, instituições da RMR e municípios vizinhos.



PROGRAMAÇÃO ESPAÇO CIÊNCIA NA SNCT – 13 a 17 de outubro

Brincamangue Nesta oficina será trabalhada a vegetação mangal para as séries iniciais escolares. Os participantes aprenderão sobre o manguezal vendo um bem a sua frente: o Manguezal Chico Science. Ao mesmo tempo, será aplicada uma atividade de tabuleiro com conhecimentos básico a cerca do ambiente trabalhado, que auxiliará na confecção do painel temático. Dessa forma, os visitantes “mirins” têm a oportunidade de conhecerem e valorizarem o ecossistema manguezal.

Projeto Gepetto

Estande Expositivo

O Projeto Gepetto – Ateliê de Ciência surgiu em 2005 com o objetivo principal de produzir uma linha de jogos educativos com temática científica, fabricados com materiais acessíveis, de boa qualidade, unindo diversão e ciência, confeccionados por adolescentes e jovens, de 15 a 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, moradores das comunidades do entorno do Espaço Ciência.

Fotossíntese: Importância deste processo para a vida. Serão discutidos temas sobre a fotossíntese, sua fundamental importância para a vida e como as células realizam este processo. Os conteúdos serão abordados de forma teórica, lúdica e atividades práticas.

Desmatamento: Estamos de olho. Como podemos frear o desmatamento? De que forma podemos monitorar remotamente a situação de florestas nos lugares mais remotos do país. Conheça como as novas tecnologias podem ajudar a sociedade nesse controle e descubra como podem ser feitos os cálculos do prejuízo ao meio ambiente causado por algumas fazendas na mais importante floresta de nosso país.

Poluição das águas. A água potável está ficando cada vez mais rara devido ao desperdício e à crescente poluição dessa importante riqueza em alguns locais do país. Nesta oficina, os participantes simularão a poluição de um lago e visualizarão como uma atitude errada pode causar um impacto ainda maior. Com as novas tecnologias vêm novas poluições?

Formas do Universo: Origami. A oficina de Origami tem como objetivo fazer com que os participantes entendam que o conhecimento matemático é de suma importância em todas as áreas do saber e em específico para análises em geral de formas e do mundo. Mostra-se de forma dinâmica, lúdica e interativa onde existem essas relações em uma dobradura feita com papel simples.

Planador Retangular. A oficina Planador Retangular tem como objetivo fazer com que os participantes entendam que o conhecimento matemático é de suma importância em todas as áreas do saber e em específico para análises em geral de formas e do mundo.

É navegando que se aprende. Esta oficina tem como objetivo a investigação de um problema real, relacionado à qualidade da água do manguezal, onde serão analisados os seguintes parâmetros: temperatura, turbidez, quantidade de oxigênio dissolvido na água, no solo e pH. Embora seja de conhecimento geral que nas áreas costeiras há o acumulo de matérias sulfídricas, estes, quando drenados, ou expostos a condições aeróbias, têm a passagem de seus valores de pH normalmente próximos à neutralidade a valores inferiores a três, por causa da oxidação dos sulfetos e da formação de ácido sulfúrico por ela gerada (EMBRAPA, 1999). Conscientizar a população da importância da preservação e cuidados com os manguezais e com nossas águas, buscando através de uma prática experimental, o despertar em cada visitante o desejo de fazer Educação Ambiental.

E aí, deu Pilha? Na atividade serão abordados conceitos sobre o funcionamento das pilhas e as reações que elas envolvem. Junto com os participantes será construída uma pilha com frutas e com soluções de diferentes reagentes. Além disso, o visitante poderá conhecer por dentro uma “pilha comum” e seus componentes. A oficina tem caráter experimental o que contribui para facilitar a compressão dos temas apresentados.

Combustível Verde. Na atividade serão abordados os biocombustíveis e as reações que eles envolvem. Junto com os participantes será produzindo biodiesel de óleo vegetal.

Energia Eólica. Demonstração do funcionamento de Energia Eólica, uma grande descoberta tecnológica.

Estação Meteorológica Didática. O arduino não é apenas usado em fundos de garagem ou feiras de ciência, muitos pesquisadores optam por trabalhar com ele por sua simplicidade e versatilidade aliadas ao baixo custo de aquisição da placa e de seus sensores. Nessa atividade, será mostrado um pouco de como os dados dos sensores são lidos e interpretados pelo Arduino através da confecção de uma simples Estação Meteorológica.

Entendendo a Engenharia Reversa. A corrida espacial foi responsável por uma verdadeira guerra por poder, entre os EUA e a extinta União soviética, naquela época havia muita expectativa sobre quem venceria a corrida espacial por havia muito dinheiro em jogo. Um fator decisivo foi, sem dúvidas, o domínio da tecnologia de lançamento de foguete, naquela época por meio da engenharia reversa usada nos foguetes balísticos V1 e V2 foi possível desenvolver os foguetes espaciais. A proposta desta atividade será utilizar os mesmos princípios utilizados pelos soviéticos e com peças espalhadas pela mesa montar um foguete, observando as etapas da montagem.

Compostagem.  A oficina tratará sobre aproveitamento do lixo orgânico para fabricação de adubo orgânico. O objetivo é incentivar a reciclagem do lixo orgânico e conhecer os micro-organismos que degradam a matéria orgânica.

Som e o Espaço. Essa oficina visa provocar a investigação científica utilizando métodos lúdicos que possibilitarão na manutenção da imaginação e a construção do conhecimento científico através da música.

Jogo da Pintura. Jogo de perguntas e respostas relacionadas aos temas pintura rupestre, indígena e abstrata.

Efeitos Biológicos da Radiação Solar. A atividade terá uma introdução sobre a correlação entre o tema e a temática da SNCT 2014, serão apresentados por meio de um Datashow quais os riscos que a exposição ao sol causa a pele, alertando sobre doenças como câncer e outras. Será utilizado um solarímetro para medir o quanto de radiação solar global horizontal há no local, os dados serão obtidos por mio de um microcontrolador Arduino que será o sistema de aquisição de dados, pois ele irá ler os sinais do sensor de temperatura e do próprio solarímetro. Será ainda realizado um experimento simples com protetor solar e uma lâmpada UV para mostrar a importância do uso do protetor solar.

Oficina de Edu-comunicação: Produção de fotos e vídeos Nesta oficina ensinaremos a produzir fotos e vídeo para cobertura de eventos, edição de fotos e vídeos e comunicação web. Aprofundaremos temas transversais (preconceitos, violências nas comunidades, uso e abuso de drogas, meio ambiente) através da edu-comunicação. O objetivo maior desta oficina é criar uma plataforma de comunicação web juntos aos adolescentes protagonistas que possa apresentar fotos e vídeos produzidos para futuramente construir uma rede de comunicação entre outras plataformas comunitárias do país.

Divulgação 

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