sábado, 25 de outubro de 2014

Polícia Federal monta esquema especial para as eleições neste domingo (26)

Visando combater e prevenir a ocorrência de crimes eleitorais neste domingo (26), a Polícia Federal (PF), mobilizará no 2º turno, 60% das equipes da Superintendência em Recife e também das delegacias situadas na cidade de Salgueiro, no Sertão e Caruaru, no Agreste.

Para coordenar os trabalhos será instalado o Centro de Controle das Eleições 2014, nas dependências da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação, em Brasília. Ele funcionará de 24 a 26 de outubro, nos mesmos moldes do centro de controle da Copa do Mundo, apoiando os centros regionais caso seja necessário.

Entre as ações que serão executadas em Pernambuco estão à realização de diligências, investigações e policiamento móvel ostensivo e descaracterizado para coibir os crimes eleitorais, especialmente à compra de voto, o reforço em pontos onde existe a maior incidência de ilícitos eleitorais, plantão 24 horas e apoio ao cumprimento das determinações emanadas dos senhores juízes eleitorais.

No dia da eleição é proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna, transporte de eleitores através de ônibus para favorecimento específico de um candidato, compra e venda do voto, inscrição de eleitor fraudulento e desordem.

Dependendo do crime a punição é a reclusão ou detenção do infrator, que pode ser preso em flagrante. As penas variam de seis meses de detenção até seis anos de reclusão.

PRIMEIRO TURNO

No primeiro turno quatro pessoas foram presas em flagrante por compra de votos, além disso, foram apreendidos R$ 11.798,00; cinco cestas básicas e dois veículos supostamente envolvidos com a oferta de areia em troca de votos.


Portal FolhaPE

Nenhum comentário: