segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da segunda-feira

CENÁRIO PESSIMISTA PARA 2015 - Embora a presidente Dilma tenha mudado a equipe econômica e tente criar uma agenda positiva, as projeções de analistas são extremamente pessimistas em relação a 2015. O setor privado está com a pulga atrás da orelha: duvida amplamente de qualquer melhora significativa das condições de funcionamento da economia nacional.

Acha que o País continuará operando com baixa produtividade e, portanto, com reduzido potencial de crescimento. A inflação projetada continua com a mesma taxa estimada quatro semanas antes. O crescimento econômico deve chegar a 2%, uma taxa extraordinariamente baixa para uma economia emergente.

A produção industrial poderá expandir-se 3% – resultado abaixo de pífio, depois de três anos muito ruins. No caso do PIB, a melhora da projeção se apresenta muito pequena, de 1,67%, há 15 dias, para 1,70%. A estimativa da produção industrial piorou, caindo de 1,87% para 1,80%.

A expansão econômica mais uma vez dependerá dos serviços e da agropecuária – e isso ainda será determinado pelos estragos da estiagem.

Segundo pesquisa Focus, realizada semanalmente com uma centena de instituições financeiras e consultorias, o Brasil continuará com inflação alta, crescimento econômico abaixo de medíocre e contas externas em mau estado no próximo ano.

Os analistas continuam à espera de informações muito mais positivas para abandonar ou pelo menos atenuar o pessimismo. Isso dependerá basicamente do governo.

O Brasil continua investindo menos que 20% do PIB tanto em infraestrutura quanto em meios de produção para empresas. Milagre econômico seria crescer mais com investimento tão baixo.

Tão ou mais críticos do que os estragos políticos, os passivos econômicos da operação Lava Jato devem se fazer sentir nos próximos meses, à medida que o escândalo de corrupção da Petrobras se alastra para as maiores empreiteiras do Brasil.

Juntas, Odebrecht, Camargo Corrêa, Mendes Júnior, OAS e Queiroz Galvão, todas citadas nas investigações da Polícia Federal, são nomes frequentes em licitações de infraestrutura, área vista por governo e setor privado como a tábua de salvação para o investimento, cuja participação no PIB só faz cair há quatro trimestres seguidos.

Diante da gravidade das notícias, envolvendo prisões de altos executivos de algumas dessas empresas, seria ingênuo imaginar que o pacote de concessões federais de rodovias, ferrovias e portos, hoje na prateleira, não vai atrasar ainda mais, gerando recessão e mais desemprego.

AMEAÇA – Além de a Petrobras reduzir seus investimentos, outra possível consequência da Operação Lava Jato preocupa o governo federal. Se as empreiteiras envolvidas no escândalo – que estão entre as maiores do País – forem declaradas inidôneas, não poderão participar de licitações, o que ameaçaria os projetos de infraestrutura do Planalto para os próximos anos.

PEGOU MAL – O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, está profundamente desapontado porque não conseguiu, mais uma vez, emplacar o seu sócio Erick Sial na lista que sairão os desembargadores eleitorais substitutos de Frederico Carvalho e Gustavo Paes. Daí, o seu protesto ter sido interpretado como oportunista e demagógico pelos jovens advogados.

TEMÁTICA NORDESTINA – Anfitrião do primeiro encontro dos governadores eleitos do Nordeste, marcado para amanhã em João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) diz que a pauta passa pela discussão do ritmo de crescimento da Região e a necessidade de se apresentar ao Brasil a força do Nordeste na busca de reduzir as disparidades regionais.

DUPLICAÇÃO – O secretário de Infraestrutura, João Bosco, informou ao deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) que a bancada federal garantiu uma emenda coletiva, no valor R$ 130 milhões, para a duplicação da BR-232 no trecho entre São Caetano e Arcoverde. “Trata-se de uma obra fundamental para o desenvolvimento do Interior”, diz o parlamentar.

VICE PODEROSO – O que se ouve nos bastidores da montagem do secretariado do governador eleito Paulo Câmara é que aumentou – e muito – o poder de influência do vice-governador Raul Henry (PMDB), por quem, ao lado do deputado federal eleito Jarbas Vasconcelos, passarão alguns nomes não apenas para o primeiro como para o segundo escalão.

CURTAS

SEM CASSAÇÃO – Líderes partidários preveem que o Congresso vai naufragar na cassação dos parlamentares pegos na Operação Lava-Jato. Dizem que o julgamento consumirá, praticamente, todo o ano que vem. Há uma lista prévia de que estariam envolvidos 70 deputados, seis senadores e quatro governadores.

ISOLAMENTO – Petistas são contra Kátia Abreu na Agricultura e Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Querem tomar o Esporte do PCdoB, Cidades do PP, não querem o PMDB na Integração nem Cid Gomes na Educação. Como diz um aliado: “O PT, precisando de apoio, marcha para o isolamento”.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Paulo Câmara chega manso ou cantando de galo na reunião dos governadores amanhã em João Pessoa?


'Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações'. (Provérbios 21-2)

Nenhum comentário: