segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Prefeito Geraldo Julio do Recife é o 2º melhor gestor do País


A atuação de Geraldo Julio (PSB), à frente da Prefeitura do Recife, foi a segunda mais bem avaliada entre as oito maiores capitais brasileiras. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Vox Populi, por encomenda da Rede Bandeirantes de Televisão, sua administração foi reconhecida como ótima ou boa por 52% dos recifenses, perdendo apenas para o gestor executivo de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), que obteve 61% de aceitação com ótimo/bom.

Segundo Geraldo Julio, esse resultado deve-se ao esforço desempenhado pela sua gestão. “A população está percebendo que o que estamos fazendo é em prol da cidade e das pessoas”, comentou. Conforme o socialista, a mudança dos postos de saúde em upinhas – novo padrão no serviço de Atenção Básica de Saúde -, a criação da Academia Recife e o Programa Robótica nas escolas são alguns dos exemplos que contribuíram para instituição do novo, linha defendida amplamente pelo seu partido, o PSB.

Essa é a segunda vez no ano que a Vox Populi encomenda a pesquisa nas principais cidades brasileiras, permitindo um comparativo entre as gestões. A primeira foi realizada em janeiro deste ano, na qual Geraldo Julio teve sua gestão considerada “ótima ou boa” por 39%, enquanto ACM Neto era apontado como ótimo ou bom por 51% dos entrevistados.

Os dois prefeitos, que vem sendo consecutivamente mais bem avaliados, avançaram na aprovação popular, mas com uma ressalva: Geraldo Julio cresceu mais e diminuiu a margem no ranking entre o primeiro e o segundo. Essa análise refere-se ao crescimento de 13 pontos percentuais na avaliação positiva do prefeito recifense contra 10 pontos do desempenho de ACM Neto.

Para manter o extrato de desempenho em 2015, Geraldo disse que será fundamental manter o ritmo de investimento e concretizar a entrega de equipamentos, prevista no cronograma da prefeitura, como o Hospital da Mulher, os Centros Comunitários da Paz (Compaz) e as Upinhas 24 horas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de novembro e 4 deste mês. Em todo o Brasil foram realizadas 5.200 entrevistas, segundo as regras de estratificação social, nível socioeconômico, sexo etc. Também foram avaliados os prefeitos do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza. O terceiro e o quarto prefeito mais bem avaliado são, respectivamente, Eduardo Paes (RJ), com 46% de ótimo e bom; e o gaúcho José Fortunati, com 45% de reconhecimento positivo.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: